pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Uma crise de grande potencial explosivo entre os Três Poderes.
Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Editorial: Uma crise de grande potencial explosivo entre os Três Poderes.



Até recentemente, o Supremo Tribunal Federal rejeitou o Marco Temporal, numa atitude republicana, humanitária das mais dignas. O voto da ministra Cármen Lúcia, tecendo considerações sobre a dívida da sociedade brasileira com os povos originários foi de uma grande felecidade. Trata-se, na realidade, de uma dívida impagável. Somente as pessoas honradas sabem o que isso significa. Este editor tem um amigo professor que sempre está presente em nossas disciplinas universitárias, convidado para fazer suas concorridas palestras. Com um senso de gratidão aguçado, sempre afirma que a dívida dele comigo é impagável. 

As indisposições entre os Três Poderes da República - que não vai muito bem desde longos tempos - entra num momento delicado. As rusgas estão sendo evidenciadas cotidianamente. Difícil dizer que a decisão do STF sobre o Marco Temporal tenha sido a gota d'água. Há uma biqueira inteira, daquelas que faziam nossas festas nos tempos de criança. Pelo discurso da Oposição durante os trabalhos da CPMI dos Atos Anidemocráticos dá pra dimensionar o tamanho da crise. Comenta-se sobre um travamento de pauta, o que seria extremamente prejudicial para o país. 

À revelia do STF e do Executivo - que já antecipou que vetará -  pretendem aprovar o Marco Temporal. Essa crise tem um potencial explosivo preocupante. Precisa ser contida imediatamente. Antes era uma coisa pontual, entre Lula e o Centrão - o que em si já seria um grande problema - mas parece-nos que tende a generalizar-se. Manobras do mesmo gênero culminaram com o estrangulamento do Governo da ex-presidente Dilma Rousseff.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário