pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: 18ª fase da Operação Lesa-Pátria. Polícia Federal faz buscas na residência do general Ridauto Lúcio Fernandes.
Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Editorial: 18ª fase da Operação Lesa-Pátria. Polícia Federal faz buscas na residência do general Ridauto Lúcio Fernandes.

 

Já chegamos a 18ª fase da Operação Lesa-Pátria, uma operação da Polícia Federal que tem como objetivo apurar o envolvimento de indivíduos nos atos antidemocráticos do 08 de janeiro. Fiquem atentos para não perderem as contas, uma vez que, muito provavelmente, teremos outras tantas etapas pela frente. Desta vez um dos alvos é o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, que chegou a trabalhar como assessor do general Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. Pazuello teve uma passagem polêmica pelo ministério, assumindo o órgao num dos seus momentos mais delicados, durante os tempos sombrios da pandemia da Covid-19. Hoje vive uma vida mais tranquila, depois de eleito Deputado Federal pelo estado do Rio de Janeiro. 

Pelo andar da carruagem política, parece haver uma grande identiicação de ambos com o bolsonarismo. Em relação a Pazuello, isso fica muito evendente. Ainda ontem discutíamos por aqui sobre a intenção do Poder Judiciário  e do Governo Lula em adotar medidas duras contra aqueles militares que estiveram envolvidos nas tessituras de golpe de Estado que culminaram nos atos antidemocráticos do 08 de janeiro. Pelo informações que estão vindo ao público - seja através das audiências das CPI's criadas com este propósito - seja através das investigações da própria Polícia Federal, não pairam mais dúvidas sobre o assunto. Houve, sim, uma tentativa de golpe de Estado. 

Como temos instituições ainda frágeis, o que nos torna um país da "rodada seguinte" e do tapinha nas costas, a questão que se coloca é a de como punir exemplarmente aqueles atores que estiveram envolvidos nesses atos. A punição aplicada aos primeiros réus julgados indicam que há, sim, um propósito firme no sentido de adoção de medidas duras, de caráter pedagógico. As instituições democráticas do país não podem ser tolerantes com os intolerantes. Se essa turma lograsse êxito no intento, já se pode prevê o que viria pela frente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário