pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Flávio Dino, o ministro mais popular do Governo Lula.
Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Editorial: Flávio Dino, o ministro mais popular do Governo Lula.

 


Não surpreende o protagonismo de um ministro da justiça nas condições em que o terceiro Governo Lula assumiu, diante de um quadro de instabilidade política, com as instituições democráticas na sala de UTI, respirando com a ajuda de aparelhos. Colocar "ordem na casa", gerenciando dispositivos golpistas ainda ativos; restaurando, gradativamente, o tecido do respeito às regras do jogo democrático; promovendo uma assepcia republicana nas instituições de Estado - qua haviam se transformado em instituições de governo; restituindo o  Estado Democrático de Direito e a observância dos princípios emanados pela Constituição, já seriam suficiente para que as atenções se voltassem para as suas ações na pasta. 

No caso do "fenômeno" Flávio Dino, porém, há alguns ingredientes a mais. Por sua postura contundente em enfrentar a oposição, nos diversos momentos em que esteve em embate no Legislativo, aliada a agilidade na tomada de atitudes da pasta sob o seu comando, fizeram o morubixaba petista colocá-lo como modelo de sua gestão, um exemplo a se acompanhado pelos demais membros do seu staff político. Por essa época, dotado de um inquestionável feeling político, Lula já refletia o que se observa hoje nas ruas, diante da popularidade do seu Ministro da Justiça. 

No dia de ontem, o ministro postou um vídeo de uma dessas incursões de rua, como sempre, acompanhadas das manifestações de carinho de enorme platéia, que disputavam um espaço para uma self, um abraço, um aceno. Flávio Dino está conseguindo capitalizar o sentimento de segmentos petistas mais renhidos, autênticos, genuínos ou ideologicamente orientados. Flávio Dino, embora filiado ao PCdoB, é aquele membro do Governo Lula que não abre parada para as hordas bolsonaristas. Uma espécie de xerife da república. 

Difícil fazer aqui alguma previsão sobre os projetos políticos do maranhense. Em princípio, pensou-se que uma nomeação para o Supremo Tribunal Federal seria o seu horizonte próximo, até mesmo em função de sua formação jurídica. Com mais uma vaga aberta, essa questão voltou a ser especulado, mas o ministro encerrou o assunto informando que não haveria demanda. Pessoas próximas ao morubixaba petista até estimulam uma eventual indicação de Flávio Dino ao STF. Alguém advinha o motivo?     

Nenhum comentário:

Postar um comentário