pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Democracia ambiental ameaçada.
Powered By Blogger

domingo, 10 de setembro de 2023

Editorial: Democracia ambiental ameaçada.




A edição deste mês do jornal Le Monde Diplomatique traz uma longa matéria sobre as ameaças do agronegócio ao que seus editores denominam de democracia ambiental. Há poucos dias publicamos por aqui uma matéria tratando das intromissões indevidas do Poder Legislativo sobre o Poder Executivo. Não bastassem os assédios por cargos e verbas no Governo Lula, a perspectiva é a de empurrar, goela a dentro, uma reforma administrativa draconiamente de perfil neoliberal, com propostas indecorosas sobre a legislação ambiental do país. Um verdadeiro retrocesso, se considerarmos os acordos internacionais já firmados pelo Governo Brasileiro.  

Se aceita, esvazia, de imediato, algumas conquistas importantes do Ministério do Meio Ambiente, conforme já advertiu a ministra Marina Silva. Aliás, a queda de braços entre os representantes do agronegpocio e do Governo Lula protagoniza lances curiosos desde a campanha presidencial, quando este setor se colocou diametralmente contra Lula e em favor do então candidato Jair Bolsoanro. Ainda hoje, essa identidade com o bolsonarismo salta aos olhos. Lula venceu as eleições, mas eles conseguiram eleger uma bancada poderosa, capaz de produzir grandes dores de cabeça para o Governo. 

Num aceno de paz, até recentemente, por ocasião de feitura do orçamento da União, Lula destinará 30 bilhões ao setor. O resultado desse cabo de guerra será mesmo o embate em torno da exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, quando  se sabe que o IBAMA já emitu parecer técnico não recomedando. Aqui vai se dá o embate entre um laudo eminentemente técnico e a malandragem da política. Nesta última minirreforma administratiava, por muito pouco, o Governo não entregou o Ministério do Desenvolvimento Social para o Centrão implementar suas "políticas sociais".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário