pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Relatório da CPI do MST propõe dez indiciamentos. Entre eles, o de José Rainha.
Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Editorial: Relatório da CPI do MST propõe dez indiciamentos. Entre eles, o de José Rainha.



No dia de ontem, acompanhamos atentamente a leitura do relatório produzido pela CPI do MST. Seu relator, o Deputado Federal Ricardo Salles, faz duras críticas ao que ele trata como facções que atuam no campo, adotando procedimetos ilegais no que concerne ao acesso e uso das terras ocupadas, assim como nos procedimentos burocráticos de financiamentos ou apropriação indevida dos produtos produzidos. Lideranças governistas acreditam que haveria  votos suficientes para rejeitar o relatório oficial, apresentado pelo relator. 

No relatório há a proposição de onze indiciamentos de lideranças e autoridades, nenhum parlamentar, como se previa. Do grupo de indiciados, destaca-se o nome de José Rainha, que hoje atua numa espécie de dissidência do MST. A saída de José Rainha, aliás, rendeu um bom debate durante a sua audiência pública naquela comissão, quando alguns parlamentares tentaram arrancar - sem sucesso - a real motivação. Depois de um certo período, essas CPIs começam a entrar num espiral complicada e deixam de produzir bons resultados para a sociedade. Quando conseguem superar esses obstáculos, ainda correm o risco de serem "engavetadas" como ocorreu com a CPI da Covid-19, que fez um trabalho excepcional.  

A CPMI dos Atos Antidemocráticos encaracolou-se num embate duro de narrativas entre oposição e governistas; não conseguiu acesso a material importante solicitado e ainda teve que enfrentar decisões inusitadas do Poder Judiciário, proibindo que alguns convocados comparececem àquelas audiências, gerando uma crise entre os Poderes da República. Neste último caso, ainda existe a tese, levantada pela oposição, de uma eventual suspeição da relatora, a senadora Eliziane Gama(PSD-MA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário