pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: As narrativas em torno do ataque ao hospital da Faixa de Gaza.
Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Editorial: As narrativas em torno do ataque ao hospital da Faixa de Gaza.



Prossegue a guerra de narrativas em torno do ataque criminoso ao hospital na Faixa de Gaza, que resultou na tragédia da morte de 500 pessoas. O ataque, naturalmente, suscitou o clamor humintário em escala global. Em sua defesa, o Estado de Israel emite comunicado de que o ataque não teria sido de sua responsabilidade, mas provocado pela Jihad Islâmica, decorrente de uma falha técnica, de um míssil que seria dirigido aos ataques ao Estado Judeu. Além da participação do Hamas, declaradamente em guerra contra Israel, difícil fazer aqui alguma avaliação sobre a efetiva participação de outros grupos organizados palestinos em torno do conflito. São poucas - e talvez infundadas - a participação, por exemplo, do Hezbollah. Nem mesmo as lideranças desses grupos admitem abertamente ter entrado no conflito. 

Conforme antecipamos em outras postagens, a guerra de narrativas é um componente inerente aos conflitos. Todas as hipóteses são lançadas, inclusive, em alguns casos, para conquistar a opinião pública. Se, de fato, podemos atribuir o episódio ao Estado Judeu, foram incontáveis os protestos, até mesmo de chefes de Estado, como Recep Erdogan da Turquia, além de manifestações de governos, como o Irã, notório inimigo de Israel, ao afirmar que o Estado Judeu havia superado todos os limites.

A Faixa de Gaza está vivendo uma calamidade, como já seria previsto, depois das ameaças e ataques de Israel. Falta alimentos, falta remédios e até água. O Estado de Israel determinou a evacuação da área, em poucas horas, de uma população de milhões de pessoas, algo humanamente impossível.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário