pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Flávio Dino na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.
Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Editorial: Flávio Dino na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.



Amanhã, dia 10, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, estará em audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. Salvo melhor juízo, no mesmo horário haverá uma reunião deliberativa da CPMI dos Atos Antidemocráticos do dia 08 de janeiro. Não teremos mais audiências da CPMI até o dia 17, quando a relatora, a senadora Eliziane Gama, deverá apresentar o relatório aos membros da comissão. Como já comentamos em outro momento, um fim melancólico para uma comissão que começou com expectativas tão positivas, como a de esclarecer os fatos e indiciar os implicados nos atos antidemocráticos. Como diria o poeta, venceu o tapinha nas costas. 

Sobre segurança pública, há um subterrâneo nebuloso a ser explorado, sobre o qual Governo e Oposição possuem entendimentos bastante assimétricos. Faz pouco tempo que o STF apontou falhas clamorosas no nosso sistema prisional. Assim como ocorre no Oriente Médio, também estamos em guerra. Há um recrudescimento evidente dos índices de violência no país, com destaque para alguns estados, a exemplo da Bahia e do Rio de Janeiro. E, por falar no Rio de Janeiro, a segunda-feira começou com uma megaoperação das Polícias Militar e Civil, envolvendo mil homens, em operações no complexo militar da Maré, Vila Cruzeiro e Cidade de Deus. 

Há rumores de que dois helicópteros da polícia precisaram fazer um pouso de emergência, depois de atingidos por disparos dos traficantes. Como ficou evidente durante o episódio da morte dos médicos na Barra da Tijuca, deu para perceber o grau de contaminação do crime organizado sobre as instituições de estado. Teremos, certamente, uma dessas reunião tensas. Talvez a mais tensa de todas, inclusive porque o ministro aponta a licenciosidade na aquisição de armas da era bolsonarista como uma das causas do recrudescimento desses índices de violência. Vá dizer isso a um bolsonarista roxo, desses que associam o PT ao crime organizado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário