pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: "Pai da soja" entra com pedido no STF para não ser ouvido na CPMI dos Atos Antidemocrático.
Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Editorial: "Pai da soja" entra com pedido no STF para não ser ouvido na CPMI dos Atos Antidemocrático.



A sessão de amanhã, dia 03, da CPMI dos Atos Antidemocráticos, deve ouvir o empresário da soja, Angiro Bedin, conhecido como "o pai da soja", sobre o qual pesa a acusação de uma suposta possibilidade de estar envolvido no financiamento dos atos antidemocráticos do 08 de janeiro. Já em fase de conclusão dos trabalhos, essas sessões da CPMI têm sido marcadas por confusões acirradas entre integrantes do Governo e da Oposição. Há diferenças abissais entre as duas alas, indicando que não haverá um mínimo de consenso em torno do relatório final, a ser apresentado no próximo dia 17. 

Como se sabe, os Três Poderes da República deixaram de se entender já faz algum tempo. O Congresso aprovou uma PEC que faculta ao Legislatvo reverter decisões tomadas pelo STF. O marco temporal, antes não reconhecido pelo STF, foi aprovado pela Câmara dos Deputados e endossados pelo Senado Federal. Lula já antecipou que irá vetar, mas a confusão está armada, sendo este um dos exemplos mais bem-acabados acerca da crise que envolve os Três Poderes. 

Em tal contexto, não são expectativas boas o que se espera para o dia de amanhã. Mesmo com os prazos exíguos, ainda haveria a possibilidade de ser ouvido o candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro, o general Braga Netto, assim como o almirante Garnier, ex-comandante da Marinha do Brasil no Governo de Jair Bolsonaro. O pleito da Oposição no sentido de ouvir o Ministro da Justiça, Flávio Dino, e o Comandante da Força Nacional entra na agenda do decurso de prazo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário