pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Como zerar um déficit de 93 bilhões nas contas públicas do país?
Powered By Blogger

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Editorial: Como zerar um déficit de 93 bilhões nas contas públicas do país?



A julgar pelos desentendimentos em torno do assunto, é fácil concluir que o próprio Governo não formou um consenso em torno do assunto. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sempre tão sereno, acabou perdendo a esportiva com uma repórter recentemente, depois de uma pergunta nada discreta em torno do assunto. A temperatura no Planalto está em combustão quando o assunto é zerar o déficit público. Aqui, alguns questõe precisam ser ditas: a) Ninguém é mágico e não é com alquimias que se resolve o problema. Quem gasta acima do que recebe sabe o que isso significa, como advertia a economista Tânia Bacelar, há muito anos atrás, durante uma palestra na Fundação Joaquim Nabuco; b) De boas intenções, assim como no inferno, o Planalto está cheio; c) A irresponsabilidade fiscal, infelizmente, tornou-se um expediente absolutamente necessário para manter alguns programas sociais. Fernando Haddad está corretíssimo quando acena para a necessidade de se conter tal sangria, tranquilizando o mercado. Está no seu papel.  

Por outro lado, o presidente Lula está certo ao concluir que o otimismo do seu pupilo é exagerado, diante das dificuldades de se resolver o problema em tão curto prazo. Não pe tão simples assim. Para completar o enredo nebuloso, no próximo ano teremos eleições municipais e o Centrão já está de pires na mão cobrando mais liberações de verbas para os comandados do senhor Arthur Lira. Lira trabalha para manter o controle de sua sucessão e assegurar que seus apoiadores adubem suas bases políticas nos estados. 

Há quem acredite, como é o caso do ex-candidato à presidência Ciro Gomes(PDT-CE), que será difícil fechar essa conta. É uma opinião abalizada, que não pode ser desprezada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário