pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Um lampejo de lucidez do eleitorado argentino?
Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Editorial: Um lampejo de lucidez do eleitorado argentino?



O candidato governista, Sérgio Massa, e o ultraliberal Javier Milei, disputarão o segundo turno das eleições argentinas. Sérgio Massa obteve 36% dos votos, enquanto 30% do eleitorado do país andino confiou seu voto no candidato Javier Milei. Em novembro os eleitores argentinos voltam às urnas para decidirem o pleito. Assim como em outras praças, mais uma vez estamos diante de possíveis equívocos cometidos pelas pesquisas de intenção de voto, que davam a dianteira ao candidato da extrema-direita, Javier Milei, às vésperas das eleições. Assim como ocorreu na Argentina, as eleições brasileiras também foram marcadas por muitas polêmicas envolvendo tais pesquisas de intenção de voto. Comendo o mingau quente pelas beiradas, um instituto ainda sem a espertise dos "grandes", realizou as pesquisas com os maiores índices de acertos, tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições.  

Javier Milei conta com o prestimoso apoio do bolsonarismo brasileiro, identificado com a plataforma política do candidato presidencial argentino. Como já antecipamos em postagem anterior, o seu staff de campanha, a princípio, considerou um erro associar sua imagem à do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na reta final de campanha, a equipe do candidato governista, Sérgio Massa, explorou algumas peças publicitárias fazendo analogia entre ambos, dando exemplos das consequências do surto político do eleitorado brasileiro, num evidente chamamento para que os argentinos não repetissem a dose por lá. 

Teriam os marqueteiros de Sérgio Massa acertado o mote correto da campanha na reta final? Produzindo um lampejo de lucidez no eleitorado daquele país, capaz de reverter uma tendência de voto favorável ao candidato Javier Milei? Sem uma investigação mais aprofundada, tal não cheguemos a construir algum consenso por aqui sobre o assunto. Há muitos vieses em torno do tema, cujo tom guarda, até mesmo, alguma identificação ideológica dos proponentes, como os petistas, que estão creditando o apoio de Lula ao candidato governista como o elemento capaz de produzir a reversão do quadro.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário