pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Por onde anda o Pacheco "pacificador."?
Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Editorial: Por onde anda o Pacheco "pacificador."?


Durante os arranjos das eleições presidenciais passadas, o bruxo Gilberto Kassab "farejou" um grande potencial político no Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Raposa cevada na Escola Mineira, Rodrigo Pacheco parecia, naquele momento específico, um nome com potencial, que poderia vir a quebrar as arestas produzidas pela polarização entre lulistas e bolsonaristas. Por alguns motivos - que podem ser lidos no nosso texto sobre as eleições passadas, "Lula, uma no cravo, outra na ferradura" - o projeto acabou sendo abortado. 

O Rodrigo Pacheco daquela época era um gentleman, sempre portando-se como um apagador de incêndido nas crises recorrentes entre os Três Poderes da República. Por sua defesa intransigente dos princípios democráticos e republicanos, o Presidente do Senado Federal continua com os créditos intocáveis aqui pelo blog. Também não deixou de ser um gentlemanAs indisposições entre os Três Poderes, no entanto, estão produzindo algumas situações curiosas. 

Um grande jornal paulista sugere, por exemplo, que a postura mais contundente de Rodrigo Pacheco em relação ao STF teria a ver com uma eventual candidatura ao Governo de Minas Gerais, em 2026, passando-se, antes, pela eleição para a Presidência do Senado Federal, em 2025. Como se não bastassem o teto de vidro em que está se transformando essa crise de segurança pública, um conceituado colunista político informa que David Alcolumbre teria feito chegar ao Governo Lula as possíveis dificuldades de referendar o nome de Flávio Dino para o STF, que necessita de um aval da Casa. Até o momento não havíamos pensado sobre o assunto, mas não perderíamos por nada tal sabatina caso Flávio Dino fosse o indicado.   

Os arranjos também incluem as ofertas de estatais para os glutões, além, claro, das eleições de 2025 para a presidência da Casa. A verdade é que tudo isso reflete, neste momento, as dificuldades de relacionamento entre os Três Poderes da República. Na média, isso está repercutindo nas posturas dos líderes das duas Casas Legislativas. Existe uma oposição cerrada contra o Governo Lula. O toma lá dá cá parou porque também não estão surtindo os efeitos desejados pelo Governo Lula.


P.S.: Contexto Político: A coluna do jornalista Cláudio Humberto, no dia de hoje, 07, traz informações mais atualizadas sobre as eventuais movimentações políticas do atual Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Segundo a coluna, com base em informações de senadores, seu objetivo seria o de trabalhar pela indicação de Bruno Dantas - atual presidente do TCU - para a vaga no STF e, com isso, herdar sua indicação para o Tribunal de Contas da União, onde teria uma ocupação vitalícia. Caso Lula insista na indicação de Flávio Dino para o STF, Pacheco também estaria cogitando assumir a vaga deixada no Ministerio da Justiça. Segundo a coluna, isso, de fato, explica o comportamento atual do senador Rodrigo Pacheco.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário