pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Oito em cada dez brasileiros são contra a PEC do Quinquênio.
Powered By Blogger

domingo, 12 de maio de 2024

Editorial: Oito em cada dez brasileiros são contra a PEC do Quinquênio.


Entre os dias 2 e 5 deste mês, os entrevistadores do Instituto Genial\Quaest saíram às ruas para averiguar o humor dos brasileiros e brasileiras - para ser correto com as questões identitárias e, por outro lado, não enviesar a pesquisa - sobre a famigerada PEC do Quinquênio, um penduricalho que acrescenta 5% aos salários de magistrados a cada cinco anos de serviço, capaz de produzir um tsunami nas contas públicas em todos os níveis - Municipal, Estadual e Federal - além de ampliar as distorções dentro do serviço público, criando castas de privilegiados enquanto uma maioria amarga perda do poder de compra dos seu salários e encontra-se em greve, lutando por recomposições.

O Instituto ouviu 2.045 pessoas, onde 76% desaprovaram a proposta, que contou ainda com o apoio de 13% dos entrevistados. Na pesquisa aparece um dado curioso: os mais pobres é quem mais apoiaram a excrescente proposta, possivelmente por alguma motivação relativa à desinformação. Aqui surge, igualmente, uma outra preocupação. Os entrevistados estavam devidamente inteirados sobre o que estavam respondendo? Eventuais problemas de pesquisa à parte, trata-se de uma questão de não compactuar com uma verdadeira injustiça no contexto do Serviço Público Brasileiro, já bastante injusto. 

Em princípio prevista para contemporizar apenas advogados da União, juízes e procuradores federais,foram estendendo a PEC para incorporar outras categorias, envolvendo atores com atuação circunscrita aos Estados e Municípios, o que penaliza as contas desses entes federados. A responsabilidade fiscal é uma preocupação que deve envolver os Três Poderes da República, conforme antecipou o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Isso quando estamos lidamos com uma oposição consequente, daquelas que não desejam ver o Governo sangrar em praça pública.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário