pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Datena embola o jogo em São Paulo. Amanhã teremos o primeiro debate.
Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Editorial: Datena embola o jogo em São Paulo. Amanhã teremos o primeiro debate.



Temos acompanhado, com muita atenção, o verdadeiro desarranjo na disputa eleitoral em São Paulo, produzido depois que o apresentador José Luiz Datena foi oficialmente homologado candidato do PSDB à Prefeitura Municipal. Mesmo as pesquisas quantitativas apontam algumas variáveis interessante sobre o desempenho do apresentador na dinâmica competitiva daquele pleito, antes com uma tendência  à hegemonização concentrada na polarização envolvendo dois candidatos, ou seja, Ricardo Nunes(MDB-SP), que concorre à reeleição, e o deputado Guilherme Boulos, do PSOL, que conta com o apoio do Palácio do Planalto. 

Os últimos números divulgados pelo Instituto Genial\Quaest indicam um empate técnico entre José Luiz Datena, Guilherme Boulos e Ricardo Nunes. Ou seja, o quadro da disputa está completamente embolado ou embaralhado, se preferirem. Tanto Nunes quanto Boulos já começam a considerar a hipótese de terem de disputar com Datena a cadeira do Edifício Matarazzo. A questão que se coloca são as hipóteses que poderiam justificar esta ascensão do candidato tucano, algo para além do apelo midiático do apresentador. Somente pesquisas qualitativas poderiam sanar este problema, mas sugere-se que ele poderia estar entrando em redutos do PT, em redutos evangélicos e, certamente, comendo o mingau quente do eleitorado conservador pelas beiradas, talvez até bolsonarista. 

Não deixa de ser curiosa essa capacidade do apresentador\candidato em dialogar com diferentes estratos do eleitorado paulista, o que o torna, de fato, um postulante com grande potencial de crescimento, como, aliás, vem se verificando nas últimas pesquisas. Para o debate de amanhã, por enquanto, a tendência é de todos contra Ricardo Nunes, que tem alguns problemas a serem explicados sobre as contas públicas do município. Na dúvida sobre as declarações de Pablo Marçal (PRTB), já tem gente realizando o exame toxicológico com antecedência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário