Como já se tornou uma tradição a Rede Bandeirantes de Televisão antecipa-se, e anuncia para esta semana os primeiros debates entre os candidatos que concorrem a prefeito das capitais. Várias afiliadas da emissora já anunciaram que irão promover este debate em suas praças, como é o caso da Rede Arupuã, em João Pessoa, que já confirmou a presença dos principais concorrentes à prefeitura da capital. Durante as convenções deste último final de semana, já é possível fazermos alguns prognósticos sobre o que vem por aí. Essas convenções serviram também para dá o mote sobre os ataques ou petardos que serão desferidos contra os adversários. Aqui no Recife, por exemplo, a condição de pobreza da população da periferia, que se arrasta desde as denúncias de Josué de Castro, ainda na década de 40 do século passado, sugere-se que será explorada pelos adversários do prefeito João Campos(PSB-PE).
Os debates assumiram um formato bastante burocrático, repletos de melindres e regras, que contribuíram para acabar com a sua espontaneidade de outrora, mesmo que marcada por alguns arroubos intempestivos de alguns postulantes. Aliás, era exatamente esses destemperos que esquentavam os debates. Hoje existem procedimentos que não podem ser violados, sob a hipótese de sanções legais até mesmo contra as emissoras que os patrocinam. Com forte tradição no assunto, o jornalismo da Rede Bandeirante, comandado pelo jornalista Fernando Mitre, dá sempre um jeito de repercutir o debate logo em seguida, reunido uma equipe de bons profissionais e analistas políticos.
Por vezes, o day after é melhor do que o próprio debate, uma vez que, conforme afirmamos, pessoas muito bem qualificadas são convidadas. Está de parabéns o jornalismo da Rede Bandeirantes ao assumir este compromisso com a sociedade brasileira, na medida em que tais debates são essencialmente importante para o postulante discutir suas ideias para a polis, levando o eleitor a fazer suas escolhas de forma mais criteriosa.
Para aprofundar essas e outras questões da política nacional, assine o nosso perfil da Privacy, onde, diariamente, abrimos discussões sobre diversos temas da política brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário