pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O "enredo" de Lula
Powered By Blogger

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Editorial: O "enredo" de Lula



O antropólogo Gilberto Freyre, que entendia o país como poucos, afirmava que nada seria capaz de surpreendê-lo no Brasil. Nos últimos dias ocorreram alguns fatos que merecem o nosso registro como fatos surreais, inusitados, incomuns ou até mesmo imprevidentes. Para dizermos o mínimo, naturalmente. Áudios de uma reunião entre os ministros da mais alta corte de justiça do país vazaram para a imprensa, a despeito de todas as precauções tomadas. Reunião ultra secreta, que, no dia seguinte, as falas dos seus ministros já estavam sendo divulgadas por órgãos de imprensa. Ainda não se tem uma pista segura sobre o que poderia ter ocorrido. Ao que se sabe, a Polícia Federal pode ser convocada a tentar entender o que ocorreu naquela reunião. No dia de hoje, 17, a pedido do Ministro Alexandre de Moraes, a Polícia Federal realiza operação de buscas e apreensões. A Operação de hoje está relacionada a vazamentos de dados sigilosos das declarações de renda de membros e familiares da Suprema Corte. A Receita Federal já investigava o caso. 

A despeito de ser um ano eleitoral, quando se sabe que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve disputar a reeleição, a homenagem de uma escola de samba alçada recentemente ao primeiro grupo do Rio de Janeiro, a Acadêmicos de Niterói,  foi marcada por uma série de melindres, a começar pelo fato de que poderia infringir algumas restrições impostas pela Legislação Eleitoral. Lula varou a madrugada para acompanhar as homenagens, mas o próprio Planalto emitiu uma série de recomendações no sentido de que os limites não fossem extrapolados. Mesmo assim, devem chover representações contra o PT, considerando-se este momento de beligerância política que o país atravessa. Alertado pelo Oposição, o Planalto cercou-se de cuidados, mas deixou de combinar o enredo com o pessoal da Acadêmicos de Niterói. Ocorreram equívocos e ilicitudes, que deverão ser analisadas pelo pessoal do TSE. 

Pior que isso só uma nota emitida pela Federação União Progressista em favor do Ministro do STF, Dias Toffoli. Uma nota sem pé nem cabeça - talvez não? - onde, de imediato, provocou uma reação na bancada da futura Federação, entre senadores que não endossaram a medida. Ciro Nogueira, sempre tão ponderado, nos últimos dias sugere-se que se encontra meio perdido. Segundo noticiou a imprensa, andou entabulando conversas com o Planalto no sentido de retirar o apoio do seu PP à candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro em troca de ajustes com o PT em seu estado natal, o Piauí, onde tentará assegurar o seu mandato. Ele que é um dos personagens mais emblemáticos do Centrão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário