pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lula aparece em empate técnico com Flávio Bolsonaro em nova pesquisa.
Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Editorial: Lula aparece em empate técnico com Flávio Bolsonaro em nova pesquisa.


Hoje, 04, repercutem duas pesquisas que, a rigor, convergem entre si. Numa delas, os índices de aprovação e rejeição de Lula aparecem sem alterações significativas, indicando que ele não superou o incômodo de amargar um percentual maior de brasileiros e brasileiras que não aprovam o que ele anda fazendo no Palácio do Planalto. Os índices de rejeição são cruciais num projeto de reeleição, conforme o andar da carruagem política indica, ou seja, Lula será mesmo candidato a um quarto mandato. O próprio Lula, numa reunião de final de ano, queixou-se aos auxiliares em relação à resiliência desses índices de desaprovação. Como sempre, o problema é atribuído à comunicação institucional. 

Uma segunda pesquisa, publicada no dia de hoje, 04, realizada pelo Instituto Meio\Ideia, indica que, num eventual segundo turno, o candidato do PL, Flávio Bolsonaro, já empata tecnicamente com o petista. Na realidade, não apenas Flávio, mas o governador Tarcísio de Freitas e a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Ocorre que ambos não serão candidatos à Presidência da República. Flávio, por outro lado, está no páreo. Agora há pouco ficamos sabendo que a Ministra Carmen Lúcia determinou a suspensão de  divulgação dos dados - sugere-se que pouco confiáveis - de uma pesquisa realizada por um instituto mexicano, indicando que Flávio já estaria à frente do petista no segundo turno. 

O Portal Poder360, a partir do PoderData, instituto de pesquisa do Portal,  produziu um excelente diagnóstico, onde evidencia-se as inúmeras dificuldades que o PT deverá enfrentar nas próximas eleições. Vale a análise, produzida por um jornalista bastante experiente. Muito interessante para quem está acompanhando este debate de perto. Registramos aqui o périplo do senador Carlos Viana, presidente da CPMI do INSS, nos corredores do STF, com o objetivo de assegurar a liberação de documentos e a presença do banqueiro Daniel Vorcaro em audiência programada para amanhã. Soubemos há pouco que os advogados do banqueiro estão solicitando um adiamento dessa audiência. Esperamos que não seja concedida.  

P.S.: Na realidade, trata-se de uma única pesquisa realizada pelo Meio\Ideia. O órgão também não aparece como instituto nas reportagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário