É difícil precisar essas ocorrências, mas, a rigor, a partir do ano de 2016 o país passou a atravessar momentos difíceis, de retrocesso autoritário e civilizatório. O mal foi banalizado, pra usarmos uma expressão atribuída à filósofa Hannah Arendt, durante o julgamento do carrasco nazista Adolf Eichmann, em Israel. Práticas sórdidas se tornaram comuns, a exemplo dos linchamentos e cancelamentos perpetrados pelas redes sociais. Fiquemos apenas neste exemplo, suficientemente execrável. Num contexto como este, ainda sofremos as consequências nefastas de tal processo, traduzidas nas ameaças veladas às autoridades de Estado, como ocorreu em relação a membros do Executivo e do Judiciário Brasileiro. Ficamos por aqui apenas imaginando. Se nem tais autoridades foram poupadas desta sanha, o que não deve ter ocorrido aos cidadãos comuns pelo país afora?
Ontem, em plena terça-feira gorda, policiais federais cumpriram mandados de buscas e apreensões em três estados da federação: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. O motivo seria algo já comprovado, ou seja, o vazamentos criminoso - posto que ilegal - de dados da declaração de renda de Ministros do STF e de seus familiares. Segundo se informa, a própria Receita Federal já vinha investigando o problema. Foram identificados os servidores que estariam adotando tais procedimentos. Especula-se sobre a possibilidade de vazamentos com objetivos políticos, o que também não seria improvável. A cessão de senha de acesso a sistema distribuídas a determinados cidadãos ou cidadãs deve sempre ser algo cercado de absoluta confiança. Neste caso, estranha o número de servidores arrolados, pelo menos um deles cedido de outro órgão, o que é mais estranho ainda.
Vamos aguardar o desfecho de tais investigações. Hoje, logo mais, teremos a apuração dos votos das escolas de primeiro grupo do carnaval carioca. Tem gente torcendo que a escola que homenageou o presidente Lula seja rebaixada, em razão dos excessos cometidos. O PT tratou de lançar um nota eximindo-se de qualquer ingerência sobre a concepção do desfile da escola de samba. O PT sabe que há uma profusão de problemas legais e políticos. Há uma enxurrada de ações por irregularidades cometidas junto ao TSE. Politicamente, o PT, que já não ia tão bem junto aos evangélicos, ficou ainda pior na fita.

Nenhum comentário:
Postar um comentário