pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Paulistanos sem energia elétrica.
Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Editorial: Paulistanos sem energia elétrica.


Pelo menos enquanto durar o Governo Tarcísio de Freitas, não se aventa a possibilidade de a sanha privatista refluir. É uma ideia fixa. A empresa estatal mais próxima da guilhotina ultraliberal é o colosso da SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - que apresenta bons resultados e se constitui na maior empresa de saneamento básico da Amética Latina. Nem mesmo as experiências recentes  - e traumáticas, registre-se - com trechos de linhas do metrô já privatizadas seria capaz de suscitar alguma reflexão sobre a questão. 

A antiga Companhia de Eletrificação do Estado de São Paulo - a CESP - hoje privatizada, deixou mais de 500 mil paulistas sem eletricidade depois de um acidente provocado por uma árvore que caiu e atingiu a rede elétrica. Isso aconteceu ainda no sábado, criando alguns transtornos até mesmo para a realização das provas do ENEM. Pela previsão, teremos quatro dias para solucionar o problema, o que significa que os mantimentos dos infelizes irão estragar na geladeira. 

Sempre que isso ocorre, volta ao debate a questão da melhoria da qualidade dos serviços prestados depois de uma empresa passar por um processo de privatização. Estamos tratando aqui, naturalmente, de uma grande falácia. Nem o mais renhido privatista teria hoje algum argumento para defender essa tese. Só quem ganha com o processo tem sido a iniciativa privada, que compra o patrimônio público enxuto, dando lucro, por avaliações sempre abaixo do preço de mercado. Por  vezes também os agentes públicos, mancumunadas com tais transações obscuras. A grande prejudicada é a população, como neste caso.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário