pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Audiências com o Comando Vermelho.
Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Editorial: Audiências com o Comando Vermelho.



Já faz algum tempo que as redes sociais se transformaram num ambiente onde as mentiras estão prevalecendo sobre as verdades. Tudo é uma questão de "narrativa". Se se espalha uma mentira sobre um inimigo ou um desafeto, então é verdade. Se a verdade é sobre um aliado, então é mentira. Tudo perigosamente relativisado.  O dano social e institucional é tão dantesco e pernicioso que espalhar fake news, em tais ambientes patológicos, se transformou numa prática banal. Parafraseando as reflexões da filósofa Hannad Arendt, ocorre uma espécie de banalização da mentira. 

Se você é petista, acredita em mentiras sobre Jair Bolsonaro e, pior, as dissemina. Se você é bolsonarista, nem mesmo as verdades sobre o presidente Lula prevalecem. São distorcidas. Em certa medida, as hordas petistas também cometem seus equívocos. Mais recentemente, após alguns atropelos diplomáticos, o Governo Lula, finalmente, conseguiu a liberação dos brasileiros que estavam na zona de conflito de Gaza. Como o ex-presidente Jair Bolsonaro havia retomado seus contatos com representantes do Estado de Israel, com quem mantinha excelentes relações durante o seu Governo, logo as hordas bolsonaristas começaram a alardear a mentira de que teria sido por interferência de Bolsonaro a decisão de facilitar a liberação dos brasileiros que estavam em Gaza. O próprio Bolsonaro, salvo melhor juízo, teria alimentado tal narrativa. 

As hordas bolsonaristas não perderam a oportunidade. Até indicação de Prêmio Nobel da Paz para o capitão andou ocupando o trendig topics twitter. Agora é um campeonato sobre quem mais recebeu integrantes ou pessoas ligadas ao crime organizado em seus gabinetes, depois que se constatou que uma senhora que, supostamente, seria chefe de facção do crime organizado no Estado do Amazonas foi fotografada no Ministério da Justiça. Logo começaram a espalhar a fake news de que o Ministro da Justiça, Flávio Dino, a teria recebido. O Ministro, em suas redes sociais, repeliu veementemente tal informação falsa.

Há rumores de que, de fato, a senhora teria sido recebida num desses gabinetes de Brasília, de acordo com um desses grandes jornais paulistas. Isso poderia ter sido uma falha, inclusive, dos nossos serviços de inteligência. Reeteramos por aqui que estamos vivendo um momento institucional bastante delicado. Não há diálogo, não existe espírito público. A Oposição resolveu apostar no quanto pior melhor. Até adesivaços com "Fora Lula" já estão se espalhando pelo país.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário