pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Queda de braços sobre meta fiscal tem a ver com a sucessão de Lula.
Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Editorial: Queda de braços sobre meta fiscal tem a ver com a sucessão de Lula.


Conforme assinalamos em postagem anterior, já existe um torniquete sendo aplicado às despesas que são essenciais para a implementação de políticas públicas identitárias do Governo Lula, como, por exemplo, na área de educação, da pesquisa científica, da defesa e ampliação de direitos de comunidades originárias e quilombolas. Agora ficamos sabendo que o Governo Lula irá criar um órgão exclusivo para fiscalizar a concessão do benefício do Bolsa Família, o que, em tese, significa, objetivamente, mais corte de benefícios. Nada contra as boas intenções de práticas republicanas inseridas em tal projeto, mas, ao final e ao cabo, sabe-se o que isso representará. 

Existem treze estados da federação onde o número de beneficiários do programa superam o de trabalhadores com carteira assinada. Concretamente, sabe-se a importância de tal programa para alguns municípios brasileiros, desde de longas datas. Com a limitação de repasses e cortes regulares dos benefícios do Bolsa Família, talvez possamos entender porque estão circulando tantos vídeos nas redes sociais mostrando situaçãoes preocupantes em feiras livres e comércio pelo interior do país. 

Se depender de uma ala do Governo, a mais ideológica,  a meta fiscal é apenas uma meta, que não pode se constituir em obstáculos às políticas públicas. O Ministro da Economia, Fernando Haddad, enfrenta, neste aspecto, um fogo amigo, segundo dizem, proveniente da Casa Civil. Na raiz da questão fiscal,  está em jogo, na realidade, a sucessão de Lula em 2026. Isso se o morubixaba petista não resolver renovar o contrato de locação do Alvorada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário