pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A batalha ideológica ( e política) do ENEM
Powered By Blogger

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Editorial: A batalha ideológica ( e política) do ENEM



Em razão de sua importância e magnitude, o ENEM sempre atrai as polêmicas inevitáveis, contrapondo narrativas entre Governo e Oposição. Já houve um momento em que tais discussões se davam em torno de eventuais fraudes na realização do exame. As investigações mostraram que, de fato, algumas dessas possibilidades de fraudes, infelizmente, acabaram se confirmando. A espertise acumulada ao longo dos anos, por sua vez, como que blindaram essas possibilidades de fraudes. 

Desta vez ainda houve um vazamento suspeito, mas nada além disso. de qualquer forma, o INEP já acionou a Polícia Federal para as investigações de praxe. Curiosamente, agora a briga fica no campo político\ideológico. É dada como certa uma convocação do Ministro da Educação, Camilo Santana, à Comissão Permamnete de Educação e Cultura do Senado Federal, com o objetivo de se pronunciar acerca de algumas questões polêmicas do exame, como uma referência ao agronegócio, por exemplo, bastante explorada nas redes pelas hostes bolsonaristas. 

Diante da política de "demonização" infringida a Paulo Freire, encampada pelas hordas bolsonaristas, não ficaríamos surpresos se Camilo Santana seja instigado a explicar porque o educador pernambucano foi mencionado em questões da prova. O fato, em si, dimensiona o grau de obscurantismo em que estamos metidos depois do tsunami bolsonarista que assolou o país.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário