pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Privatização da Sabesp, greve do metrô. Um cardápio para os candidatos à Prefeitura de São Paulo iniciarem a disputa.
Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Editorial: Privatização da Sabesp, greve do metrô. Um cardápio para os candidatos à Prefeitura de São Paulo iniciarem a disputa.



Como os leitores devem ter observado, a disputa pela Prefeitura de São Paulo já começou há algum tempo. Essa disputa promete ser um verdadeiro avant premiere das eleições presidenciais de 2026, que virão dois anos depois. Assim como ocorre no resto do país, talvez se repita ali uma disputa essencialmente marcada pela polarização que se observou nas eleições presidenciasi de 2022, embora as eleições municipais, historicamente e por razões óbvias, sempre seja focada nos problemas do município.   Temos ainda praticamente um ano para a realização das eleições municipais de 2024, mas, o feeling deste editor prevê momento difícil para o Governo. Torçamos que seja apenas um presságio ruim.  

A Oposição vive um bom momento e deve caminhar com a faca nos dentes até outubro de 2024. O infográfico publicado originalmente pelo jornal o Globo, reproduzido por aqui, demonstra, infelizmente, a ausência de candidatos competitivos das forças do campo progressista nas principais capital do país. Não é um vaticínio. Pode ser que o quadro se reverta, mas se trata de um prenúncio precoupante. Muitos dos nomes bolsonaristas que concorrerão nas próximas eleições municipais são parlamentares, com grande visibilidade na mídia, nas redes sociais e que adubam, com regularidade,  suas bases. 

Hoje, 29, o experiente José Dirceu voltou a insistir que o PT continua reticente a este corpo a corpo, o que abre os flancos para a extrema-direita. À exceção de São Paulo, não conheço um único nome ligado à base aliada de Lula que se prenuncie como opção viável e de consenso para as eleições municipais de 2024. E, por falar em São Paulo, como antecipamos o bloco já está nas ruas, olhando pelo retrovisor, justamente por sua identidade com o bolsonarismo, a gestão do governador Tarcísio de Freitas. No dia de ontem, o Deputado Federal Guilherme Boulos fez uma excelente exposição sobre os reflexos sociais da privatização de uma empresa como a SABESP, a maior empresa de saneamento básico da América Latina. 

Ali, como de resto no país, o clima é de intensa beligerância. Os sindicatos estão preparando uma greve contra a privatização da empresa, mas o governador parece irredutível em seu projeto. Estranhamente, a eventual candidata socialista ao Edifício Matarazzo, Tabata Amaral(PSB-SP), se posicionou contra o movimento grevista. Quem também não perdeu a oportunidade foi o ex-Ministro do Meio Ambiente do Governo Bolsonaro, Ricardo Salles, que chegou ao trending topics do Twitter com uma de suas postagens. Não deixa de ser interessante a sua movimentação, uma vez, em tese, o nome de preferência do bolsonarismo para a disputa é o do atual prefeito, Ricardo Nunes(MDB-SP). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário