A série 500 Anos um Novo Mundo na TV - estará presente no evento "Novos rumos do ensino da história", promovido pelo Ministério da Educação da Argentina. A historiadora e pesquisadora da Fundaj, Sylvia Couceiro, tratará do uso das novas mídias na Educação, a partir da série realizada pela Massangana Multimídia Produções - MMP, da qual ela foi uma das consultoras juntamente com Isabel Guillen.
O projeto 500 anos: um novo mundo na TV - foi idealizada em 1998, dentro das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil ; e o que seria uma série de 6 programas sobre aquele momento histórico evoluiu , por determinação do então Ministro da Educação, para 30 programas divididos em quatro módulos , que aborda toda a história do Brasil desde as Grandes Navegações até a Nova República.
A Secretaria de Educação a Distancia do MEC, a qual estava vinculada a TV ESCOLA ,já exibia vários audiovisuais realizados pela MMP, que era a unica produtora fora do Sudeste a ter seus documentários exibidos na grade da TV escola. A série Educação para a Cidadania, entre outros produtos, credenciaram a MMP para essa grande parceria que foi a série 500 anos.
Portanto, entre 1998 e 2002 - uma equipe de mais de duzentas pessoas , entre historiadores, roteiristas, diretores, produtores, atores, dubladores , deram vida, no estúdio da Massangana aos personagens da nossa História. Fruto de profunda pesquisa histórica, de textos, músicas , mobiliário, figurinos, hábitos , costumes e expressões, 500 anos viaja no tempo e mostra como viveram e sentiram os personagem reais e anônimos do Brasil, vividos pelos bonecos confeccionados e manipulados pelo Grupo Mão Molenga.
A partir de uma idéia do jornalista Albuquerque Pereira , com produção executiva de Jorge José Santana, Luis Felipe Botelho formatou e roteirizou a série e dirigiu os dois primeiros módulos; Descobrimento e Colônia. Nilza Lisboa e Fátima Accetti participaram da pesquisa e direção de produção, e também co-dirigiram os módulos República e Império, juntamente com Cynthia Falcão. Carla Denise, que com Arlindo Telles foi responsável pelos roteiros do Módulo Império, e do República, com Albuquerque pereira e equipe de criação, foi a diretora de dublagem e manipulação.
Os diretores de Arte e figurinistas Marcondes Lima e Walther Holmes, os músicos Sergio Campelo, do grupo Sagrama, ANTONIO MADUREIRA E HENRIQUE MACEDO, que contribuíram com as trilhas sonoras ,e Beto Martins e Maria Pessoa , diretores de Fotografia, foram os responsáveis pela difícil missão de dar luz e vida aos bonecos e os detalhados cenários, foram alguns dos profissionais de Pernambuco, que fizeram essa série.
Enfim, 500 anos , um novo mundo na Tv , é um exemplo de projeto de educação interdisciplinar ( além de historia , aborda geografia, lingua portuguesa , entre outras matérias ), que ultrapassou as fronteiras , não apenas de Pernambuco, como do Brasil.
Em 2004 foi autorado em DVD com o título Brasil Cinco Séculos de História, com legendas em português, inglês, espanhol e francês.
Quase 10 anos depois de sua realização, continua encantando quem a conhece, como nos atesta os seus acessos no site da TV ESCOLA, no YouTube e o convite do Ministério da Educação da Argentina.
(Assessoria de Imprensa, Fundaj).
Nenhum comentário:
Postar um comentário