pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O nome de "consenso" é Simone Tebet
Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Editorial: O nome de "consenso" é Simone Tebet


Em política, assim como na vida, é preciso saber o momento certo para avançar e recuar. Por vezes, mesmo estando certo, o mundo pode desabar sobre você e talvez não seja possível suportar o tranco. Mesmo sendo, ainda, um cristão relativamente novo na política, o ex-governador de São Paulo, João Dória(PSDB-SP), parece ter aprendido esta lição, a julgar por sua resiliência em relação aos problemas enfrentados no ninho tucano. Seus inimigos internos fecharam todos os cercos em relação à tese de não endossar sua candidatura presidencial. 

Há cucos graúdos no ninho tucano que não o desejam por perto. Isso não quer dizer que ele seja expulso do ninho. Talvez se encontre uma saída honrosa, mas, a rigor, o partido já teria fechado questão - juntamente com o MDB e o cidadania - em apoio ao nome da senadora Simone Tebet(MDB-MS) como candidata da frente, como alternativa de terceira via. De posse de pareceres jurídicos e pesquisas de intenção de voto - onde ele aparece à frente da senadora - e com muita paciência também - ele tentará reverter esta situação. 

Começou por protelar o momento da notícia, ao se recusar a ir a um encontro da legenda tucana. Como disse antes, todas as suas saídas foram fechadas - ou abertas, depenedendo da situação, se, por exemplo, ele desajar sair do ninho. Há, inclusive pareceres de juristas que entendem que a convenção da legenda é a instância suprema para definir candidaturas, o que quer dizer que as prévias vencidas por ele não signifcam muita coisa, a despeito dos milhões de dinheiro público jogados fora.

O problema de Doria é a rejeição. Dentro e fora da agremiação tucana. Os tucanos teriam pesquisas indicando que a senadora Simone Tebet teria maiores condições de se contrapor à polarização entre Lula e Jair Bolsonaro. Doria, por sua vez, depois do fechamento da janela partidária, perdeu muito do capital político acumulado durante as prévias. O ex-senador Aécio Neves, ainda muito influente na legenda, nã perdoa o fato de Dória ter defendido sua expulsão da legenda no passado. Ele enfrenta um contexto bastante desfavorável.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário