publicado em 11 de fevereiro de 2014 às 13:32
A ‘síndrome de Estocolmo’ na política e o clã dos Sarney
Uma prisão emocional, como no conto “A Bela e a Fera”
Fátima Oliveira, em OTEMPO
fatimaoliveira@ig.com @oliveirafatima_
Por que o clã Sarney ganha eleições? Sabe-se que quem vota no opressor não o vê como tal; ou vê e o prefere! É a “síndrome de Estocolmo” na política – em si, a síndrome é um transtorno psicológico em vítimas de diferentes processos de dominação, decorrente da falta de visão correta da realidade, cujo mecanismo de proteção é a defesa do opressor.
Na prática, uma prisão emocional, como no conto “A Bela e a Fera”, de Gabrielle-Suzanne, dama de Villeneuve (1740), que na política é perpetuada com o apoio de um marketing político embotador de consciências. Vide a campanha publicitária em curso com poder extraordinário de vincar no imaginário as bodas de ouro do “amor” dos Sarney pelo Maranhão!
Diante do que urge ampliar a percepção popular de quão nefasto tem sido para o Maranhão e seu povo o domínio político do clã Sarney desde janeiro de 1966, quando o patriarca da família, José Sarney, sob a moldura eleitoral das Oposições Coligadas, assumiu o governo com um discurso contra a oligarquia de Vitorino Freire (1908-1977) – pernambucano que mandou no Maranhão entre 1946 e 1965, sem nunca ter sido candidato a governador! Quando Sarney se elegeu, os dois outros candidatos foram Renato Archer e Costa Rodrigues. Os três, crias do vitorinismo.
Por paradoxal que possa parecer, a penitenciária de Pedrinhas é o que Sarney e seus prepostos, ao longo dos anos, fizeram dela, pois, embora inaugurada pelo governador Newton Belo, em 12.12.1965, é a obra dos Sarney no poder que exibe as vísceras dos desmandos do clã, além dos indicadores que revelam a extrema vulnerabilidade social do nosso povo, vítima de desamor contínuo por 50 anos!
Paulo César D’Elboux, em “A Trajetória Comunicacional de José Sarney”, afirma que “para se manter por tanto tempo assim no poder, o político deve ter um bom trabalho de marketing político”.
Sarney é tido como o pioneiro do marketing político no Maranhão. Ele disse: “Talvez eu possa dizer que, no Maranhão, pela primeira vez, nós introduzimos uma campanha planificada… Para isso utilizamos também, pela primeira vez no Estado, a comunicação musical, com jingle”.
Trata-se do “Meu voto é minha lei” (letra de Miguel Gustavo, na voz de Zezé Gonzaga). Em suma, de comunicação Sarney entende muito e é dono do maior grupo privado de comunicação do Maranhão, o Sistema Mirante de Comunicação (TVs, rádios e o jornal “O Estado do Maranhão”).
Indagado por D’Elboux sobre marketing político, Sarney declarou:
“É imprescindível. Primeiro, a ação
política, 50% ou mais dela é feita pela palavra. A maneira de se
massificar as ideias que as palavras têm é através dos instrumentos que
se tem. A imprensa é o mais antigo de todos, depois os meios que a gente
dispõe hoje. Ninguém pode fazer política, a não ser no anonimato, se
não tiver condições dela ser do conhecimento, ser massificada. É uma
obrigação do político, é quase que uma extensão da personalidade.
Ninguém pode ter sucesso político se não for capaz de expor suas ideias
para que os outros possam comungar delas… Todas as campanhas, esses
marqueteiros sabem que sou muito palpiteiro e muito rigoroso em matéria
de criticar. Tenho coragem de dizer a eles o que está certo e o que está
errado”.
O desafio de derrotar Sarney é monumental. Exige travar a luta de
ideias num campo em que ele não é apenas experiente e detém os
principais meios de comunicação do Estado, mas também considera
decisivo, tanto que ruma para o “tudo ou nada” nas próximas eleições.(Publicado originalmente no Viomundo)
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