pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lula muito bem recebido em Pernambuco
Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Editorial: Lula muito bem recebido em Pernambuco


Em meio às turbulências políticas da capital federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve, no dia de ontem, em Pernambuco, onde visitou a fábrica da Jeep, em Goiana, Mata Norte, quando do lançamento de mais um modelo da montadora. Diferentemente do que ocorreu na Bahia, onde esteve no ambiente hostil do agro e chegou a ser vaiada, aqui em Pernambuco ele estava no seu reduto, o dos trabalhadores metalúrgicos, que o aplaudiram efusivamente, levando-o a não esconder a emoção. Apesar dos problemas das desigualdades sociais na cidade, Goiana enfrentou um bom momento com a instalação da fábrica da Jeep na região, gerando empregos, atraindo outros investimentos, como o pólo vidreiro e a ampliação significativa dos equipamentos de turismo, facilitando a vida de quem deseja conhecer seu litoral, formado pelas praias de Ponta de Pedras, Carne de Vaca, Catuama e Barra de Catuama. 

Desde o período colonial - Goiana sempre foi uma cidade estratégica, entreposto de escoamento do grande produto da época, a cana-de-açúcar, que fez a riqueza dos senhores de engenho do Estado. O ex-governador Eduardo Campos chegou a prometer um porto e um aeroporto internacional para a cidade, projetos que nunca foram concretizados. A governadora Raquel Lyra também esteve no local. Quem sabe não seria o caso de retomar as negociaçoes com o Governo Federal no sentido de materializar os projetos do ex-governador? 

Faríamos um convite ao presidente para retonar à cidade no último domingo de abril, quando da encenação do espetáculo das Heroínas de Tejucupapo, que ocorre no distrito de Tejucupapo, numa alusão à batalha travada entre as mulheres do distrito e os soldades da Companhia das Índias Ocidentais, durante o período de ocupação holandesa, que tentavam invadir o local e foram rechaçados pelas mulheres, usando paus, pedras, enxadas, pimentas e água ferventes. Ali ele sentiria o verdadeiro "pulso" da cidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário