Corre-se sempre um risco, ao prefaciarmos um romance, em incorrermos na perspectiva de eleger, consoante nossos critérios e não de acordo com os critérios do autor do texto, aqueles aspectos que consideramos os mais importantes e relevante na obra. Mas, afinal, aprendemos logo cedo que o texto, sobretudo o texto literário, possui características específicas, entre as quais a subjetividade, que permitem ao leitor extrair a sua própria percepção sobre a narrativa, nem sempre coincidentes com as do autor, quem sabe preferencialmente não coincidentes. Mesmo num romance histórico e memorialista, com traços autobiográficos, como é o caso de Memórias de uma Cidade Tecida, situarmos o livro no contexto da época pode não ser suficiente para informar ao leitor o que, de fato, ele encontrará na leitura do texto. Estaríamos dando conta apenas da primeira parte do livro quando, logo em seguida, há dois outros momentos da narrativa igualmente cativantes aos leitores.
Se ainda nos limitarmos apenas ao aspecto histórico, o romance traz um conjunto de informações das mais importantes sobre as relações sociais e políticas estabelecidas entre uma oligarquia industrial e os operários de uma vila operária localizada numa cidade-fábrica da Região Metropolitana da cidade do Recife. Paulista, na realidade, podia perfeitamente ser considerada à época como uma grande fazenda controlada, em todos os aspectos, pela família Lundgren, que, assim como afirmava Gilberto Freyre, numa alusão à hegemonia absoluta da aristocracia açucareira nordestina na Zona da Mata, era dona das matas, das águas, das terras, das máquinas, das fábricas, do porto, do aeroporto, da vila onde residiam os operários e operárias. Para exercer esse controle absoluto sobre a cidade, o grupo contava com uma milícia armada, disposta a impor à força a vontade do clã familiar sobre os moradores locais, domínio que se estendia para muito além dos limites das fábricas de tecidos, alcançando as dimensões social, religiosa, política e cultural dos moradores locais. Sugere-se que os próprios locais escolhidos para a instalação dessas indústrias tenham sido astuciosamente pensados para manter esses operários menos suscetíveis às influências das metrópoles. Tal situação foi mantida desde o início do século passado até meados da década de 60, quando ocorre um declínio da indústria têxtil no país inteiro, com seus reflexos sobre o que ocorria naquela cidade. Somente pelo apanhado dos aspectos históricos já recomendaríamos a leitura do texto. Mas, as qualidades do romance não se encerram apenas no que concerne à abordagem dos aspectos dos padrões de relações estabelecidos entre os operários e os donos da fábrica de tecidos, ao longo de décadas, onde pode-se observar, inclusive, uma microfísica da resistência das mais relevantes e exitosas, em alguns casos, encabeçadas pelas mulheres.
O romance também é um romance de costumes, que faz uma análise do ambiente doméstico para uma avalição de relações sociais mais amplas, como os hábitos sexuais dos moradores locais, numa época em que a virgindade feminina ainda era um tabu, meu caro Michel Foucault. Podemos assegurar que há relatos interessantíssimos por aqui, numa verdadeira reconstrução da arqueologia sexual dos moradores locais. Nessa história do cotidiano dos operários e operárias podem ser encontrados os elementos que nos permitem analisar, de forma mais complexa, a sociedade semifeudal que se tornou aquela cidade, onde, diferente das cumplicidades entre colonizadores e escravizados da sociedade colonial, conforme ainda sugeria o antropólogo Gilberto Freyre, o exercício do poder da oligarquia industrial era imposto, nada minimamente consensual ou consentido, sustentado numa relação de extrema dependência, ora do emprego, ora de uma autorização para residir numa das casas da Vila Operária mantida pelo grupo.
Quando partimos para a análise sobre a vida dos meninos da Vila, aí entramos numa parte extremamente gostosa da narrativa, que nos permitem uma leitura prazerosa, capaz de nos fazer recordar de nossas mais tenra infância, das peladas na chuva, banhos de bica, as brincadeiras da burrica, corrida no saco, subida no pau de sebo, empinar pipas ao vento, encher-se de contentamento com a invernada e a revoada das tanajuras, as corridas de patinetes que desciam desembestados pelas ladeiras locais, as pescarias e os banhos de riachos, dá uma de jia nos açudes, contemplando as cambalhotas dos pássaros tizius ou o festival de cores das saíras-sete-cores. Com sorte, a saíra-pintor também marcava presença junto às nascentes do Balde da Levada, repletos de bambuzeiros. Como mesmo afirma o autor, a Vila era marcada por muitas adversidades, mas também era uma festa, o que ensejava momentos de grandes gestos de solidariedade e irmandade entre os moradores, que davam sempre um jeito de se divertirem. Nos capítulos finais, cenas tristes do estigma ou preconceito existente à época sobre os portadores de hanseníase que residiam num hospital colônia instalado próximo à vila operária. Na década de 20\30 pouco se sabia sobre o tratamento dos doentes e a solução encontrada foi a de isolá-lo de suas famílias, criando verdadeiras cidades destinadas aos portadores da doença. Emocionante o drama de uma criança infectada pelo bacilo, que descreve o processo de estigma social que passou a ser submetido pelos antigos colegas que o acompanhava nas sessões de cinema de sua cidade natal. Isolado na cidade do medo, o autor escreveu dois livros tratando deste assunto, com relatos chocantes sobre o drama vivido por ele e pelos moradores do local. Parte dessa narrativa estão resgatadas no romance Memórias de uma Cidade Tecida.
A cidade de Paulista, onde foi ambientando o romance, rigorosamente, em todos os aspectos, foi uma cidade tecida. A família do comendador Herman Theodor Lundgren chegou ao município no início do século passado, adquirindo uma modesta fábrica de sacarias para armazenar açúcar, transformando-a, anos depois, num dos mais pungentes parques têxteis da América Latina. Os fios desse novelho, por outro lado, foram tecidos a um custo muito alto pelos trabalhadores e trabalhadoras locais, aspectos argutamente resgatados pelo autor, que teve a acuidade de observar em sua narrativa como aqueles pedais foram movidos. Como diria um nordestino raiz, a cidade jamais escapou dessa sina ao longo de sua existência. Há, na realidade, uma grande curiosidade e inquietação entre pessoas comuns e entre estudos acadêmicos em se saber como, de fato, se deram esse padrão de relação entre a oligarquia industrial e os moradores da Vila Operária. Há alguns bons trabalhos acadêmicos produzidos sobre o tema, mas nenhum deles desce às minúcias do cotidiano como este romance escrito por José Luiz Gomes da Silva, relatando os acontecimentos com a autenticidade de quem conviveu por eles, seja em seus momentos bons, seja em seus momentos difíceis, trocando ideias com Seu Pedro, um pescador que residia na Vila mesmo antes da implantação da fábrica de tecidos. Bons papos aqueles, sob o sombreiro das enormes castanholas do quintal.
A experiência acadêmica do autor, por outro lado, estabelece uma conexão entre a teoria acadêmica e os conflitos ocorridos entre o capital e o trabalho nesta relação, recorrendo-se a Pierre Bourdieu para observar a teatralização da dominação; a Michel Foucault quando da abordagem sobre a microfísica da resistência; A Engels e Edward Thompson, quando trata das discussões de ambos os autores sobre as condições de vida e de trabalho dos operários têxteis ingleses no século XIX; a Foucault, mais uma vez e de forma divertida, quando da discussão sobre a história da sexualidade e da loucura na comunidade. Não é pouca teoria, quando se sabe, por exemplo, que Karl Marx, que se encontrava na França à época, tornou-se comunista depois dos relatos chocantes de Engels sobre como era a vida dos operários e operárias na fábrica que a família mantinha na Inglaterra. Curioso que a fonte privilegiada de Engels foi uma operária com quem ele manteve um relacionamento.
Não é fácil a tarefa de conduzir um romance, talvez ensaístico, sem perder o foco de uma narrativa com todas as características de um romance literário, como um conflito que se esboça, com letras amargas, desde o início da narrativa, estabelecido entre os operários, representado pela família do narrador, e o capital, representado pela indústria têxtil. Como o autor escreveu não um, mas três romances sobre o tema, no último deles há uma abordagem sobre a decadência da indústria têxtil local, provocada por inúmeros fatores, o que poderia ser entendido como um desfecho do enredo. Neste caso, aconselhamos a leitura não de um, mas dos três romances escritos com esta temática, desde as suas origens, Menino de Vila Operária, ao seu apogeu, Memórias de uma Cidade Tecida, e, finalmente, Tramas do Silêncio, sobre a fase de decadência da indústria têxtil no município e suas consequências para a população local.
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