Hoje, as negativas do governador Tarcísio de Freitas no sentido de que não será candidato presidencial em 2026 já podem ser entendidas como uma confirmação de sua candidatura ao Planalto. As forças do campo conservador já entenderam que seria o momento de uma definição e fazem gestões junto ao governador para que ele assuma sua candidatura. Já faz algum tempo que o Planalto percebeu as movimentações em torno do nome de Tarcísio de Freitas. Logo no início do seu Governo, o Estado de São Paulo enfrentou uma dessas intempéries da natureza e Lula foi aconselhado a visitar o estado para equilibrar o jogo e não ficar mal na fita. O feeling político apurado do ex-ministro José Dirceu também percebeu que ele seria o nome das hostes conservadoras a ser abatido pelas forças do campo progressista, em 2026.
Há, aqui, deliberadamente, uma narrativa pautada pelo nós contra eles. Se Lula for mesmo candidato à reeleição, essa narrativa tende a recrudescer, sobretudo porque o programa do PT hoje está resumido a defender as instituições democráticas da extrema direita, esgarçando esse cabo de guerra da polarização, que já deu certo na eleição anterior, e eles apostam que possa surtir efeitos nas eleições de 2026. Se houver uma confirmação de uma eventual candidatura do cearense Ciro Gomes, ele que prepare o gogó, mais uma vez, para demonstrar a falácia deste discurso, como ele tentou nas últimas eleições presidenciais passadas.
Além das cores, Tarcísio vai sempre com a cor azul do time reserva da seleção brasileira, ele procura calibrar o seu discurso consoante os arranjos institucionais possíveis. Está sendo muito bem orientado. Tudo que ele não deseja é se indispor com o sistema logo na largada. Nos escaninhos da política, dizem que ele está sendo moldado por duas hábeis raposas: o ex-presidente Michel Temer e Gilberto Kassab, Presidente Nacional do PSD. Lula acena para o MDB, mas é muito pouco provável que a cúpula da legenda aposte suas fichas no petista. Talvez ele tenha que se contentar, como sempre, com o apoio das oligarquias regionais da legenda, em regiões como o Nordeste e o Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário