pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A chapa?
Powered By Blogger

sábado, 21 de junho de 2025

Editorial: A chapa?


 


São curiosos esses movimentos da política. Embora pertença ao partido Republicanos, partido do possível maior adversário de Lula numa eventual disputa à reeleição em 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, O Ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, é apresentando como um dos ministros que mais se alinham às diretrizes do Planalto. Mesmo quando está aqui na província, se movimenta bem, afaga as bases, mas sempre dentro de uma margem que não pairem dúvidas sobre a sua fidelidade ao Governo que integra. Estrelas de primeira grandeza do Governo, grupo com ascendência direta sobre Lula, reconhecem esses princípios que norteiam a conduta do auxiliar. 

Agora mesmo, por ocasião das festejos juninas, difícil dizer o polo onde o político já não tenha marcado a sua presença. Prestigiou o forró dos Coelhos, em Petrolina, e, salvo melhor juízo, já se encontra em Caruaru, ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro, neste caso em nome de sua condição de gestor público, no plano das relações institucionais, uma vez que o prefeito é aliado da governadora Raquel Lyra. Sílvio Costa Filho é cotadíssimo para assumir uma das vagas em disputa pelo Senado Federal na chapa composta pelo prefeito João Campos, que deverá disputar a cadeira do Palácio do Campo das Princesas, nas eleições de 2026.  

Até recentemente, por sua indicação, foi nomeado Miguel Ricardo, filho do ex-prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, para assumir a pasta de Saneamento da Prefeitura do Recife. O Grupo Coelho, por outro lado, vem mantendo relações de excelente nível com o prefeito João Campos, mesmo depois da formação da federação União Progressista. O arranjo é complicado porque os dirigentes da federação no estado, hoje aliados da governadora, já sinalizam que possuem musculatura política para ocuparem duas vagas na majoritária. Em todo caso, a foto acima, onde se encontram o prefeito João Campos, Sílvio Costa Filho e Miguel Coelho poderia ser a chapa para 2026? O jogo da disputa pelas vagas ao Senado Federal em Pernambuco é um jogo bastante embolado. Como estão surgindo a possibilidade de lançamento de novas chapas, talvez este fato contribua para descomprimir um pouco o processo das escolhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário