A pesquisa do Instituto Quaest\Genial publicada no dia de hoje, 04, acende a luz vermelha sobre a avaliação do Governo Lula 3, embora seus escores esteja dentro da margem de erro. Na realidade, como afirmou um colunista conhecido, o Planalto está de prontidão, em estado de alerta máximo. Durante um longo intervalo de tempo, apenas um desses institutos, o Datafolha, apontou o esboço de uma eventual reação positiva desses números para, logo em seguida, os demais institutos reafirmarem a tendência de queda. O Governo também possui pesquisas internas que apontam para a resiliência desta tendência, ora pelos problemas orgânicos, como o desequilíbrio nas contas públicas e o aumento nos preços nas gôndolas dos supermercados; ora em razão dos escândalos de corrupção - que já se tornaram rotineiros -; ora por problemas na comunicação institucional. Resta saber até quando o Governo Lula 3 vai continuar desprezando o valor da estabilidade econômica, com as contas públicas sob controle e índices de inflação aceitáveis. Isto produz dividendos políticos mais consistentes do que os gastos desenfreados através de programas ou políticas públicas de resultados duvidosos.
É bom que se diga que os problemas de comunicação institucional estão travando uma briga desigual com os problemas estruturais anteriores, ou seja, se o Governo continuar com esses problemas de gestão, não há comunicação institucional que consiga reverter a situação. E, por falar em escândalos, o Instituto Quaest\Genial aponta que 31% dos entrevistados nesta última pesquisa responsabilizam o Governo pelos problemas no INSS. Na pesquisa do Atlas\Intel este número é ainda maior, acima dos 5o% dos entrevistados pelo instituto. Não entramos aqui no mérito sobre os responsáveis pelas fraudes no INSS, mas, a rigor, entramos num processo de banalização dos escândalos de corrupção no país, o que respinga, inevitavelmente, no governo de turno. Todos os dias a imprensa relata um caso novo.
A pesquisa do instituto Quaest\Genial indica que 57% (56% na última pesquisa) da população desaprova o Governo Lula 3, enquanto 40% (41% na última pesquisa) aprovam o Governo. Conforme afirmamos no início, tanto os escores de aprovação quanto de desaprovação oscilaram dentro da margem de erro do instituto, que é de dois pontos percentuais. Enquanto encerramos esta postagem, sai a notícia de que o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, atendendo a uma recomendação da Procuradoria-Geral da República, acaba de decretar a prisão da deputada federal Carla Zambelli que, salvo melhor juízo, já não se encontra mais no país. A medida também inclui bloqueio de contas bancários, multas diárias, inclusão do seu nome na lista vermelha da Interpol, entre outras medidas. Carla Zambelli, atualizando, encontra-se na Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário