pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O PT tem uma vaga de senador em Pernambuco. De quem será a outra?
Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Editorial: O PT tem uma vaga de senador em Pernambuco. De quem será a outra?


A formação das federações políticas no plano nacional produziram algumas situações anômalas entre os entes federados, o que não seria de se estranhar, sobretudo no que concerne à definição sobre o comando estadual dessa nova federação, se ficaria com o dirigente do partido A ou com o dirigente do partido B. Em Pernambuco temos um caso bastante emblemático, depois da formação da federação União Progressista. O União Brasil dessa nova federação está afinado com a gestão municipal do prefeito João Campos(PSB-PE), enquanto o Progressistas integra o Governo de Raquel Lyra, quando se sabe que os dois gestores já se preparam para bater chapa nas eleições de 2026. 

Outra questão diz respeito ao Partido dos Trabalhadores, que se encontra em situação parecida, ou seja, uma ala, a parlamentar e estadual, sugere-se que se identifica com a governadora Raquel Lyra, enquanto a ala municipal da legenda integra a gestão do prefeito João Campos - e não deve ter gostado nenhum pouco das ponderações recentes do deputado estadual João Paulo sobre a gestão do Palácio Capibaribe. O PT tem dois trunfos políticos em Pernambuco. O capital político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que continua intacto localmente, e o o franco favoritismo da reeleição do senador Humberto Costa, tendo-se como certo que uma das vagas em disputa será dele. 

Pesquisas realizados pelo Instituto Paraná Pesquisas indicam que Pernambuco e Espírito Santo são dois estados onde o PT se apresenta em melhores condições na disputa para o Senado Federal. Deve ocorrer com Humberto o mesmo que ocorreu com a eleição de Teresa Leitão, em 2022, que foi eleita com certa facilidade, praticamente ignorando os adversários, com o inestimável apoio da capilaridade do Grupo da Educação. A questão que se coloca neste momento é sobre quem irá se habilitar a disputar esta segunda vaga, uma vez que o quadro está completamente embolado, onde se trava uma luta hercúlea para se assegurar o nome numas das chapas em disputa pelo Campo das Princesas. Até Humberto Costa teria alguns dilemas por aqui, uma vez que precisa aparar arestas s situar-se entre essas principais chapas em disputa pelo Governo do Estado. Alguém andou perguntando para onde caminharia o deputado João Paulo, numa situação em que Humberto Costa viesse a compor com João Campos. Continuaria onde sempre esteve, uma vez que suas críticas ao gestor municipal não são recentes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário