pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Uma eleição crucial para a Presidência do Senado Federal.
Powered By Blogger

domingo, 29 de janeiro de 2023

Editorial: Uma eleição crucial para a Presidência do Senado Federal.



A eleição para a Presidência do Senado Federal é crucial para a sociedade brasileira assegurar os avanços no que concerne à retomada do ambiente e dos espaços democráticos, criando um antidóto contra eventuais retrocessos autoritários. Entende-se perfeitamente o porque de a oposição ao Governo Lula estar jogando todas as suas fichas na eleição do ex-ministro do Governo Bolsonaro, Rogério Marinho, para a Presidência daquela Casa. Seria conquistar uma trinhciera de resistência contra o atual Governo Lula, assim como possibilitar investidas contra outros Poderes da República, com o propósito de atigir possíveis desafetos ou inimigos "públicos" do bolsonarismo.

No frigir dos ovos - como se diz aqui no Nordeste - seria um retrocesso político. As chances existem e, por elas existiram, ilustres atores do campo político conservador estão assanhados com tal possibilidade. A recondução do senador Rodrigo Pacheco para a presidência daquela Casa teria um significado que estrapola, em muito, a simples eleição de um parlamentar para uma Casa Legislativa. Ela torna-se fundamental para garantir os avanços civilizatórios.

Quando contingenciado - e as ocasiões não foram poucas - Pacheco demonstrou seus firmes e inquestionáveis compromissos com o processo democrático. O mineiro tem perfil para continuar no cargo, sobretudo nesses momentos de turbulências e crise institucional que enfrentamos. Já começaram, muito antes das eleições, a chamada contagem dos votos. Fulano tem tantos votos, Beltrano outros tantos. Não apostamos um tostão furado nessas especulações. Preferimos aguardar o resultado, mas fica evidente a nossa torcida.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário