Há algum tempo já se suspeitava da relação danosa entre corrupção e indicadores de desempenho escolar. Trata-se de um tema pouco pesquisado, somente mais recentemente despertando o interesse de órgãos de pesquisas e acadêmicos. O professor Clóvis Alberto Vieira, da Universidade Federal de Campina Grande, concluiu recentemente seu doutorado em Ciências Políticas pela UFPE, com uma tese que estabelece uma relação direta entre corrupção e desempenho escolar, a partir de dados extraídos da Controladoria-Geral da União. Esmiuçando esses dados, o professor concluiu que os alunos mais prejudicados são os alunos do ensino fundamental, aqueles que estão em processo de aprendizagem das competências iniciais, fundamentais para o curso das suas vidas de estudantes. Um índice apontado nos estudos é que Pernambuco tem um dos menores índices de corrupção. Isso não implicaria que o nosso desempenho deveria estar noutros patamares? Possivelmente, como diria o professor José Carlos Wanderley, ponto de corte do PIMES, há outras variáveis intervenientes nesse processo. O JC deste domingo, 20 de março, com reportagem de Ayrton Maciel, deu uma ampla cobertura ao assunto.
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