pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Toc! Toc! Toc!
Powered By Blogger

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Editorial: Toc! Toc! Toc!




Desde o início, o terceiro Governo Lula enfrenta algumas dificuldades na área de comunicação. Depois de grandes investimentos e infrutíferos resultados, o Governo anunciou que pretende abandonar as lives, que nunca alcançaram boa audiência. Na realidade, com a espertise acumulada durante anos, este se tornou um terreno onde o bolsonarismo opera em céu de brigadeiro. Eles conhecem bem o "azeite", aquele óleo fundamental para mover o mecanismo dos algoritmos, alcançando um grande público sempre que a família promove esses encontros. 

Por falar em lives, entranhamente, durante algumas entrevistas concedidas logo após a última delas, o ex-presidente Jair Bolsonaro se queixa de os agentes da Polícia Federal, quando da operação contra o vereador Carlos Bolsonaro, terem levado os seus rascunhos. Não deixa de ser curioso. Em propaganda em site institucional, o Governo Lula, numa campanha de saúde pública para os moradores receberam o agentes de saúde que se dedicam ao combate à pandemia da dengue, sugere que eles não se assustam com o toc! toc! toc!. A referência foi logo entendida como uma indireta às operações da Polícia Federal contra a família Bolsonaro. 

Se houve tal intenção - não se nega nem se conforma - estamos diante de mais um equívoco, algo que pode reforçar a narrativa da oposição de uma perseguição sistemática à oposição. No mínimo um deslize infeliz, o que, ao fim e ao cabo, indica, de fato, que os erros permanecem nesta área de comunicação. Por vezes, dá uma de João sem Braço pode ser uma solução que não compromete, como ocorreu com o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes, que afirmaram desconhecer completamente uma operação que todo país tomou conhecimento logo nas primeiras horas da manhã. Eles não iriam se comprometer logo às vésperas da escolha do nome que deve concorrer a vice na chapa de Nunes à reeleição, que será indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

O Governo parece conhecer o problema de comunicação. Muitas medidas foram adotadas desde então para minimizar o problema. O escudo de proteção precisa ser forte, sobretudo num momento em que até órgãos da imprensa tradicional estão se transformando em panfletos com o propósito para atacarem o Governo Lula. Mesmo sistematicamente combatida, as fake news continuam fazendo seus estragos, seja para contra o Governo, seja contra a Oposição, como nesta última operação de busca e apreensão, realizada pela PF, contra o vereador Carlos Bolsonaro. Ontem, por exemplo, se divulgou que um computador da ABIN teria sido apreendido na casa de Angra dos Reis. Não é verdade. O único computador da ABIN apreendido foi na Bahia, de posse de um militar investigado no curso das operações ilegais da Agência Brasileira de Informações.  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário