Algo sugere que vamos ter alguns problemas por aqui. Os cortes não deverão sair conforme as expectativas do mercado. O mercado, aliás, passou a ser o grande vilão do Governo Lula3, que passou a identificar nesta entidade um inimigo de suas políticas públicas. Ceder aos seus "caprichos" - que neste caso poderia ser traduzido como por ordem nas contas pública - significa boicotar o próprio governo, praticamente inviabilizando suas pretensões de continuar como inquilino do Palácio do Planalto. Ninguém consegue convencer o morubixaba petista do contrário, embora uma ala mais consequente considere a possibilidade da adoção dessas medidas como uma credencial positiva junta à população.
O que ninguém aguenta mesmo é a corrosão do poder de compra dos salários, para satisfazer os desejos incontroláveis do dragão da inflação, que já começa a rondar as gôndolas dos supermercados. Principalmente os estratos mais pobres, com os quais as relações do PT estão truncadas. Os ricos se protegem com os juros da taxa selic nas alturas. Segundo os economistas, o bicho gosta de boa iluminação, de coxão mole e, para variar, de vitamina de abatate, que chegou a R$ 35,00 reais o quilo num mercadinho aqui próximo. Não se pode negar o bom gosto do bicho.
Penso que o morubixaba petista tinha bons planos para o pupilo Fernando Haddad. Hoje é visível o seu desgaste no Governo Lula3. Segundo o próprio ministro, não há mais o que conversar. Já ocorreram várias conversas. A chiadeira, no entanto, é generalizada. Vai desde os petistas que se contrapõem às medidas draconianas, aos que temem os cortes em suas respectivas pastas. Alguns até ameaçam com pedido de demissão. Lula deve bater o martelo esta semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário