pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O grande trunfo de Ronaldo Caiado para as eleições presidenciais de 2026.
Powered By Blogger

sábado, 2 de novembro de 2024

Editorial: O grande trunfo de Ronaldo Caiado para as eleições presidenciais de 2026.



Eduardo Boigues, prefeito reeleito da cidade de Itaquaquecetuba, foi o gestor que obteve o maior percentual de votos para comandar uma cidade no país. Eleito no primeiro turno com 91,7o% dos votos válidos. A cidade tinha sérios problemas de segurança pública, mas o prefeito, com sua experiência de delegado de polícia, conseguiu reverter esses índices drasticamente, ancorado em políticas públicas eficientes e um programa efetivo de investimento na guarda municipal, hoje a mais bem armada em todo o Estado de São Paulo, com uso de pistolas .40, coletes balísticos, carabinas, fuzis. 

É uma das guardas municipais mais bem armadas do país. Houve um tempo em que a cidade era tão violenta que nem os bandidos, segundo o prefeito, desejavam serem transferidos para a cidade. Curioso que ele criou uma guarda municipal com características inusitadas, como uma espécie de batalhão ambiental,  batalhão Maria da Penha. Uma verdadeira polícia municipal, evidenciando-se que a solução para o problema da segurança pública passa, necessariamente, por iniciativas locais. Evidente que uma série de outras medidas, traduzidas em políticas públicas, foram adotadas, como boas práticas de zeladoria, proibições de aglomerações e perturbações da ordem. 

Somadas, investiram o prefeito de uma popularidade que atingiu as alturas. Por outro lado, não se pode negar que boa parte dessa popularidade está ancorada no enfrentamento efetivo do problema de segurança pública, hoje a principal preocupação da sociedade brasileira. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, entrou num entrevero com o presidente Lula ao abordar, em plenária recente, ocorrida na capital federal, o problema da segurança pública no país. Alguém afirma que ele fez isso de propósito, já se anunciando como um potencial opositor ao governo, de olho no pleito presidencial de 2026. Não acreditamos. 

Ele falou como um gestor público, atendendo, inclusive, ao próprio presidente que, repetindo Getúlio Vargas para os jangadeiros do Ceará, preconizou: Conte tudo. Não esconda nada. Ele o fez literalmente, evidenciando, inclusive, o descompasso e a ausência de propostas consistentes do governo neste sentido. Cumprindo seu segundo mandato como governador, Ronaldo Caiado credencia-se para o pleito de 2026. Não esconde isso de ninguém e articula-se dentro e fora do seu União Brasil. O partido estimula o governador, de um lado, do outro lado, flerta com um eventual apoio ao projeto de reeleição do presidente Lula. Difícil antecipar como esta equação será resolvida até as eleições, mas o governador sai de Goiás com o trunfo de ter tido a competência e a energia necessária para enfrentar o problema da violência em seu estado. Uma credencial que pode entusiasmar o eleitorado, assim como ocorreu em Itaquaquecetuba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário