pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Camilo Santana poderá ser o sucessor de Lula.
Powered By Blogger

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Editorial: Camilo Santana poderá ser o sucessor de Lula.



Há alguns dias atrás líamos uma matéria sobre as especulações em torno de um eventual sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso, claro, apenas em 2030, uma vez que o morubixaba petista dá todos os indicadores de que será candidato a mais um mandato em 2026. Se eleito, cumprirá o seu quarto mandato, algo inédito em nossa história republicana. Pairam sempre muitas controvérsias em torno deste assunto, uma vez que o próprio Lula nunca se preocupou em preparar alguém como seu sucessor. O mais próximo disso atende pelo nome de Fernando Haddad, que passa por um verdadeiro purgatório no Ministério da Fazenda, diluindo sensivelmente suas chances de se posicionar como herdeiro político do petista. 

Mesmo assim, ao que se sabe, deverá deixar a pasta da Fazenda para ajudar no projeto de reeleição de Lula. Uma candidatura é pouco provável. O mais previsível é que ele se torne uma espécie de coordenador de campanha. Camilo Santana, por outro lado, está com a bola cheia, pois guarda alguns trunfos importantes, como a vitória de Elmano de Freitas, nas eleições de 2026, único caso no Brasil onde o candidato ao Senado Federal conseguiu eleger o governador de Estado. A situação do Ceará, como se sabe, principalmente no quesito segurança pública, não é nada boa. Em 2026 teremos uma prova de fogo, quando se sabe que Elmano deverá candidatar-se a reeleição, enfrentando uma frente de centro-direita encabeçada por ninguém menos que o veterano Ciro Gomes. 

Se o PT conseguir sair vitorioso daquelas eleições, com o apoio inestimável de Camilo Santana, aí sim ele se credencia de vez como sucessor de Lula, desbancando figuras históricas ligadas ao petismo, a exemplo de Rui Costa. Como se trata de um projeto ainda para 2030, torna-se prematuro se fazer alguma previsão. Até lá, muita água vai rolar. Imaginem os senhores os petardos de "fogo amigo" que serão dirigidos ao aspirante de sucessor ate 2030. Se caboclo não tiver uma couraça fortalecida, acaba se queimando. Esse prestígio de Camilo no Planalto decorre, em parte, do Programa Pé de Meia, apresentado então como um grande trunfo do Palácio do Planalto, assim como foi o Bolsa Família em épocas passadas. Hoje, porém, sugere-se que o Governo Lula 3 prepara outros temas para os debates das eleições presidenciais de 2026. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário