pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O PT que já aderiu a João Azevedo.
Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Editorial: O PT que já aderiu a João Azevedo.


Recentemente, estivemos no Museu de História da Paraíba, que fica localizado no antigo Palácio da Redenção, antiga sede do Governo do Estado. Foi bastante interessante observar as "alcovas" dos mandatários do estado vizinho, mas este não é o momento para tratarmos deste assunto. Fica para uma outra oportunidade. O fato mais comentado na crônica política do Estado da Paraíba no dia de hoje, 21, é uma espécie de antecipação de apoio de petistas ao projeto político do governador João Azevedo, que inclui sua candidatura ao Senado Federal, e a de Lucas Ribeiro ao Governo do Estado. Luciano Cartaxo já se antecipou que apoiará o projeto de João Azevedo, reclamando que o PT está demorando demais a tomar uma decisão. 

O mesmo ocorreu com o deputado estadual Luiz Couto, histórico militante da legenda, que declarou seu apoio ao atual governador, que o recebeu muito bem, argumentando que o PT caminha junto ao PSB há sete anos. A deputada estadual Cida Ramos, que dirige o PT no estado, reclamou da postura dos apressadinhos, informando que não há nada decidido a este respeito. Aliás, o PT nunca esteve tão indeciso como agora, uma vez que há uma articulação "pesada", com ramificações em Brasília, encetada por atores estratégicos, que deseja que o PT caminhe ao lado do prefeito Cícero Lucena. Em tese, João tem razão quando argumenta que talvez houvesse um caminho natural no apoio da legenda aos socialistas, mas em política tudo é possível. 

A direção do PT tem dialogado com ambos os candidatos, recebendo-os em sua sede ou participando dos eventos de lançamentos das pré-candidaturas. Cícero já chegou a propor que o PT possa indicar um candidato ao Senado Federal na composição da chapa. Oficialmente, nenhuma decisão tomada até o momento. Essas antecipações não alteram em nada os movimentos do tabuleiro oficial petista. O PT pode até tomar uma decisão oficial em apoio ao nome de Cícero Lucena e entender como natural que seus membros vinculem-se a outra candidatura. Isso, no passado, poderia significar uma expulsão sumária da legenda. Hoje, tenho cá minhas dúvidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário