pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Tijolinho: PSB: Esse estranho objeto do desejo.
Powered By Blogger

terça-feira, 20 de julho de 2021

Tijolinho: PSB: Esse estranho objeto do desejo.


Até recentemente, chegou a ser divulgada pela imprensa uma possivel chapa formada pelo PT e o PSB aqui no Estado. Acordos entre esses dois partidos, naturalmente, alijam do processo alguns atores políticos de perfis mais independentes,altivos, como é o caso da Deputada Federal Marília Arraes(PT). Como observamos em comentário numa das redes sociais, a âncaro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) aqui em Pernambuco continua sendo o atual senador da República, o médico Humberto Costa(PT). Isso ocorre desde os tempos da Brasília Amarela, das vacas magras, onde o PT realizava seus encontros, emblematicamente, no Sindicado das Empregadas Domésticas. Não se pode acusar Lula de ingratidão e, neste particular, Humberto Costa continua com todos os créditos junto ao cacique petista. O homem de confiança de Lula aqui na província é o senador. 

A possível chapa prevê que Humberto Costa(PT) seja candidato a vice-governador, Paulo Câmara(PSB) concorreria ao senado e Lula emprestaria seu apoio à candidatura do ex-prefeito Geraldo Júlio(PSB) ao Governo do Estado. Há quem observe uma ligeira desvantagem do PT nesta composição, mas, por outro lado, uma vez eleito, Paulo Câmara assumiria a condição de integrar a base governista,numa eventual eleição de Lula. Os radares dos caciques socialistas locais já detectaram ruídos no tocante à candidatura do ex-prefeito Geraldo Júlio(PSB) ao Governo do Estado. O apoio de Lula poderia contribuir para minimizar esses ruídos ou aparar essas arestas em razão do grande capital político do petista aqui na província, sua terra natal. Aliás, esses ruídos nas hostes socialistas já acenaram até mesmo para o "trabalho' de outros postulantes do partido ao Palácio do Campo das Princesas. Não há unanimidade em torno do nome do ex-prefeito Geraldo Júlio, sobretudo em razão dessas dificuldades. A questão é que, quem apoia Geraldo Júlio tem o martelo. 

Uma revista de circulação nacional, em sua edição desta semana, traz uma informação importante sobre a arena política pernambucana, envolvendo as hostes socialistas. Segundo aquela revista, dois presidenciáveis, Lula e Ciro, estariam disputando o apoio do PSB, numa briga fratricida, fundamental para os planos políticos de cada um deles. Pelo o andar da carruagem política - e pelos movimentos recentes de atores políticos como Flávio Dino, governador do Maranhão e Marcelo Freixo, Deputado Federal do Rio de Janeiro - que recentemente se filiaram ao PSB, é mais provável que o PT, de fato, feche o acordo com os socialistas. Há algum tempo atrás, quando o partido tinha em seus quadros atores políticos como o Dr. Miguel Arraes, o filósofo Walteir Silva, João Mangabeira, Evandro Lins e Silva, Rubem Braga faria algum sentido chamá-lo de objeto dos desejos. Hoje, não mais.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário