pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: As hostilidades contra os ministros do STF
Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Editorial: As hostilidades contra os ministros do STF



Penso que ainda podemos. Portanto, devo contestar por aqui um pronunciamento do ex-presidente Michel Temer solicitando que tanto Jair Bolsonaro quanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva façam um apelo aos seus apoiadores para que cessem as manifestações de protesto. Acreditamos haver aqui um equívoco, uma vez que apenas os partidários do presidente Jair Bolsonaro é que resolveram não aceitar os resultados das urnas. Salvo melhor juízo, não há mobilizações lulistas. Havia, no início dos bloqueios das estradas, a possibilidade da utilização de integrantes do MTST no sentido de ajudarem a desobstruir as rodovias federais. 

Uma solução infeliz, logo descartada pelo bom-senso. Neste sentido, não faz sentido pedir algo aos militantes petistas, que agora se preparam, aí sim, ordeira e pacificamente, para ocurparem Brasília, mas seria para consolidar um ato democrático, ou seja, assistir a posse de um presidente eleito soberamente pelo vontade do povo, através de um processo limpo, democrático e republicano, conduzido pela Justiça Eleitoral. É exatamente essa tal condição política que alguns bolsonaristas radicais insistem em não aceitar, a julgar pelos mobilizações que estão ocorrendo em todo país e até no exteior, como essas hostilidades verificadas em Nova York contra os ministros do STF, que estavam na cidade, participando de um evento. 

Todos eles foram atacados, com palavras de ordem e xingamentos, em especial o ministro Alexandre de Moraes, que se tornou uma espécie de guardião de nossas instituições democráticas. É preciso muia serenidade e paciência para suportar essas hordas enfurecidas e enlouquecidas, a julgar por suas proposições estapafúrdias, conforme comentamos no dia de ontem. Aqui em Pernambuco, conforme relatamos no post anterior, ocorreu um atentado preocupante ao Centro de Formação Paulo Freire, da Universidade Federal de Pernambuco.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário