pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Esquizofrenia bolsonarista.
Powered By Blogger

domingo, 13 de novembro de 2022

Editorial: Esquizofrenia bolsonarista.

Crédito da Foto: Gabriela Oliva\O Tempo



Não temos adjetivos para qualificar o que é possível ser observado nas cenas de protestos dos bolsonaristas por todo país, exceto como algo que se aproxime de um estágio de esquizofrenia coletiva. São cenas ridículas, chocantes, apavorantes, mas, sobretudo, indicadoras de alguma patologia - algo que  os especialistas em Psicologia de Massas poderiam definir melhor. Num país de regime de democracia representativa, com eleições já realizadas, limpas, transparentes, com resultados já devidamente homologados, eles, simplesmente, se recusam a aceitar o resultado do jogo, promovendo atos de caráter antidemocráticos, fomentando as condições ideais para a promoção de uma situação de caos social. Milhares deles estão concentrados no QG-Exército em Brasília.

Somente aqui já teríamos um sério problema de convivência pacífica dentro de um ambiente democrático. As eleições de 2022 acabaram. Seus resultados já foram homologados. Em 2026 teremos novas eleições. Primeiro, eles bloquearam as estradas, produzindo danos consideráveis a cidadãos e cidadãs. Depois, acamparam junto aos quatéis do Exército, implorando, de forma inconsequente, por uma intervenção militar. Como o Exército não atendeu aos seus apelos, já existem faixas exigindo uma intervenção no próprio Exército sabe-lá por qual órgão da República.

Mas, o pior ainda estava por vir. Está circulando nas redes sociais uma jovem com um terço na mão, com a imagem de Jesus Cristo, trajando uma camiseta com a imagem do coronel Brilhante Ustra, apontado como um dos principais artífices da repressão durante a Ditadura Militar, com a inscrição: Ustra Vive! Só mesmo lendo o artigo do profesor Durval Muniz para começar a entender porque pessoas que professam fé cristã abraçam receituários de matriz claramente fascista. É apavorante o que está ocorrendo no país. E, pelo andar da carruagem política, estamos apenas no começo. No de ontem também circularam pelas redes sociais vídeos mostrando como essas mobilizações estão sendo "sustentadas' ou "abastecidas', com caminhonetes transportando fardos de carnes e refrigerantes. Optamos por não exibir a foto da jovem por aqui, mas basta uma busca nas redes sociais para encontrá-la.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário