pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Izolda Cela, a competência que vem de Sobral.
Powered By Blogger

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Editorial: Izolda Cela, a competência que vem de Sobral.



Acredita-se que Lula irá compor um ministério com 33 pastas. Muitos nomes estão sendo especulados a esse respeito. Por enquanto, nem mesmo aquele nome que irá conduzir a economia foi escolhido, causando grandes apreensões no mercado. Até mesmo o nome do professor Fernando Haddad está sendo cotado para a pasta - supreendendo muito gente - mas já sinalizando que ele poderá ser o coringa de Lula nas eleições de 2026. Naturalmente, se tudo correr bem, a exemplo de Fernado Henrique Cardoso com o Plano Real. 

Por enquanto, o certo mesmo é o nome do vice, Geraldo Alckmin, que não cumprirá uma missão apenas protocolar no futuro governo. O Ministério da Defesa é o mais provável, pelo perfil do ex-governador, sem arestas na caserna. Mesmo contingenciado pelo desfalque no Senado Federal, comenta-se nos escaninhos da política que outro nome já com o martelo batido - embora o prego ainda não tenha sido virado - é o do ex-governador do Maranhão, Flávio Dino, que deverá ir para a Justiça ou Segurança Pública. Cogita-se uma sepação dessas duas pastas, hoje integradas num único ministério. 

Sobre essa questão das especulações, aqui em Pernambuco conta-se uma anedota envolvendo o assunto e o saudoso governador Miguel Arraes. Quando a imprensa local começava a especular acerca de nomes cotados para assumir alguma secretaria no seu governo, e Arraes era questionados por seus assessores, costumava observar que os assessores estariam procurando tais informações no lugar errado. O local certo seria o Diário Oficial. Então, vamos aguardar o Diário Oficial da União. 

Para o Ministério da Educação, uma das pastas mais importantes do futuro governo, vários nomes estão sendo cotados, a exemplo da senadora Simone Tebet, Aloízio Mercadante, Gabriel Chalita e o próprio Fernando Haddad, que já ocupou a pasta. Correndo por fora, mas com chances reais, o nome da governadora do Ceará, Izolda Cela, que faz uma brilhante gestão, com execelente resultados no campo da educação. Izolda traz essa espertise desde a cidade de Sobral, o seu berço político. O Ceará, sob sua gestão e a de Camilo Santana, tornu-se um grande laboratório de experiências educacionais inovadores e be-sucedidas no ensino público, praticamente em todos os níveis. Experiências que precisam ser replicadas no plano nacional, a julgar pelo "banho" de seus indicadores no último IDEB. Izolda é uma gestora séria, competente, republicana, que poderia dar uma grande contribuição ao país. Poderia entrar na cota pessoal de Lula.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário