pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Todos os homens do presidente Lula
Powered By Blogger

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Editorial: Todos os homens do presidente Lula



Seria injusto dizer que a vitória do petista deve-se apenas ao empenho e a abnegação de grandes homens nordestinos, pois sabemos que mulheres guerreiras - igualmente de sangue nos olhos, como se diz por aqui - contribuíram igualmente para que Lula chegasse ao Palácio do Planalto. Gleisi Hoffmann, Presidente Nacional do PT, já informou que a transição começa dentro de 48 horas com ou sem a anuência de um certo cidadão que resolveu se recolher aos aposentos depois da derrota nas urnas. Os "homens de Lula' possuem, salvo algumas poucas exceções, um perfl comum: governaram seus Estados de origem, como é o caso de Rui Costa, da Bahia, Camilo Santana, do Ceará, Wellington Dias, do Piauí, Flávio Dino, do Maranhão, Geraldo Alckmin, em São Paulo. 

Todos esses nomes estão cotados para assumirem um ministério no futuro governo. Alguns desses nomes sugerem ao editor uma expectativa muito positiva, a exemplo do ex-governador Camilo Santana - eleito Senador da República - que fez um excelente trabalho no seu Estado. Não vamos aqui entrar no mérito daqueles que nos sugerem algumas preocupações, pois pode parecer algum pré-julgamento. A dívida de gratidão de Lula com esses nomes é impagável, a exemplo do governador Rui Costa, da Bahia, que fez barba cabelo e bigode no seu Estado na última eleição. Elegeu Jerônimo Rodrigues - um ilustre desconhecido do eleitorado baiano ao Palácio de Ondina; atingiu a meta de conseguir uma esmagadora votação para Lula no Estado - estimada em 71% dos votos válidos - e, de quebra - mas não menos importante - desbancou o carlismo, que esboçava uma sobrevida, depois de décadas apeados do comando do Governo Estadual.  

Os escores obtidos por Rui Costa só são inferires aos obtidos por Wellington Dias, do Piauí, o Estado que mais sufragou o nome do petista no país. Por vezes Wellington Dias assemelha-se a uma eminência parda, aparecendo ali por trás do petista em raras ocasiões, mas não se enganem. Cumpriu un papel importante na coorodenação da campanha vitoriosa. A Bahia pode a vir ocupar dois ministério, pois o nome do ex-governador Jaques Wagner, um dos coordenadores da campanha, está muito bem cotado. Também entra nessa lista Alexandre Padilha e, claro - perdão pelo lapso - o professor Fernando Haddad, ex-Ministro da Educação. 

Como disse antes, as mulheres também estão bem cotadas, a exemplo de Marina Silva, que deve voltar a ocupar o Ministério do  Meio-Ambiente - onde terá uma missão importantíssima, a de interromper o "estouro da boiada". Simone Tebet, que pode vir a ser indicada para a Agricultura. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, também estã sendo cotado, possivelmente como nome indicado pelo PSB. A despeito do desgaste de sua gestão no Estado, o capital político de Paulo Câmara continua intacto junto aos nomes fortes do socialismo no plano nacional.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário