pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Quem é o general Benjamin Arrola?
Powered By Blogger

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Editorial: Quem é o general Benjamin Arrola?



Algumas pessoas caíram numa pegadinha que andou circulando pelas redes sociais, no dia de hoje, dando conta de que um certo general Benjamin Arrola teria informações - naturalmente falsas - sobre as urnas eletrônicas. Os internautas, obviamente, aproveitaram a deixa para fzer piadas em torno do nome do falso general, assim como sobre suas conclusões. Nesses tempos bicudos que enfrentamos, onde narrativas mentirosas estão se propagando como verdades absolutas, convém tomas todos os cuidados possíveis antes de propagar uma informação. Há algumas informações que, quando falsas, podem ser corrigidas, esclarecidas, mas outras que deixam sequelas inimagináveis, danos irreparáveis às pessoas e instituições. 

A divulgação dessa fake news ocorre um dia antes de as Forças Armadas anunciarem que apresentarão seu relatório sobre as urnas eletrônicas ao TSE. A rigor, a expectativa é a de que não há nada a apresentar que possa por em dúvidas a autenticidade das informações ali colhidas, cujos resultados já foram sacramentados e os eleitos trabalhando a todo vapor em com suas equipes de transição. Segundo algumas analistas, se houvesse algo mais sério o escarcéu já seria grande. Provavelmente maior do que este que esta sendo observado, que beira a um estágio de esquizofrenia coletiva. Há algumas cenas surreais, como a que mostra militantes bolsonaristas abraçados a um muro de um quartel, rezando sabe-se lá para quê ou para quem. 

A conclusão mais óbvia deste cenário é que o bolsonarismo produziu um dano terrível ao país. Precisaremos de um bom tempo de convivência democrática,  republicana, civilizada para cicatrizarmos essas feridas. Quando tudo isso começou, em 2013, quem poderia imaginar que viesse a atingir tais proporções?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário