pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Políticas sociais sim, mas com a casa arrumada.
Powered By Blogger

sábado, 19 de novembro de 2022

Editorial: Políticas sociais sim, mas com a casa arrumada.



De forma bastante didática, a professora Tânia Bacelar, durante uma de suas palestras, tratando do assunto sobre o controle de gastos, deu um exemplo bastante elucidativo para que a platéia, sobre o que isso significava, na prática: Pediu que experimentássemos gastar mais do que a receita do mês. Quem já passou por tal experiência sabe o que isso significa. Utiliza-se o cheque especial, pede-se um empréstimo a juros extorsivos, refinacia-se a fatura do cartão de crédito e aí entra-se numa bola de neve. 

Neste início de largada, a responsabilidade fiscal tem sido um dos problemas mais polêmicos enfrentado pelo futuro governo Lula. Aliás, tem sido uma fonte de desgaste, uma vez que a imprensa tem atacado bastante a postura do futuro mandatário, e o mercado, por sua vez, refletido diteramente essa questão com os balanços da bolsa e do dólar. Em sua conta oficial do Twitter, o futuro presidente Lula informa que recebeu uma série de proposta de economistas "progressistas' tratando do tema do controle de gastos ou da responsabilidade fiscal. 

Disse que irá analisar, com carinho, tais propostas. Tânia Bacelar, inclusive, está na sua equipe de transição, representando a gloriosa UFPE. Um bom nome. alias, um excelente quadro, com uma larga expetise construída a partir dos bons tempos da SUDENE, atuando como consultora e do batente de sala de aula. Aliás, gostaríamos até de saber como este órgão está sendo pensado pelo futuro governo. As desigualdades regionais permanecem. 

A cada dia ficamos mais assustados com as confusões que estão sendo produzidas em torno deste assunto. A começar pelo desrespeito do governo anterior em torno dessa questão, ao estourar o orçamento em bilhões, segundo cálculos preliminares. Sob o silêncio obsequisoso do mercado, que agora produz um barulho infernal em torno do assunto. Em todo caso, deve prevalecer o bom-senso na equipe de Lula, que deve implementar suas políticas sociais para saciar a fome de milhões, mas com as finanças arrumadas. Melhor assim. Ficamos por aqui felizes com a indicação da economista Tânia Bacelar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário