pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: PL sugere oposição dura ao Governo Lula.
Powered By Blogger

domingo, 6 de novembro de 2022

Editorial: PL sugere oposição dura ao Governo Lula.



Magalhães Pinto, uma velha raposa da política mineira, cunhou uma expressão que tornou-se bastante citada no mundo político, sempre que uma tendência política é revertida, assim, repentinamente. Dizia ele que política é como as nuvens. Ora elas estão de um jeito. Quando voltamos a olhar o cenário, elas já assumiram um outro formato. É atribuído a ele uma outra expressão, a que informa que em duas coisas não se poderia confiar: urna e bunda de bebê. Com o advento das urnas eletrônicas, esta última expressão entrou em desuso. Quem questionar sua confiabilidade pode até está incorrendo em crime eleitoral. Quanto à primeira, elas são demasiadamente recorrentes. 

Até bem pouco tempo se falava sobre entabulações de negociações alvissareiras entre o futuro presidente Lula e o Presidente Nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. Como se sabe, nos Governos da Coalizão Petista, Valdemar da Costa Neto era um colaborador do petismo, daí se concluir que os padrões de relações são antigos, o que poderia facilitar essa reaproximação. As primeiras informações a esse respeito davam conta de que Lula poderia ter o apoio do partido - naturalmente que sob certas condições, não necessariamente em termos republicanos - e, de lambuja, as portas seriam fechadas para o presidente Jair Bolsonaro, que poderia vir a ser expulso da agremiação. Com o poder de fogo no Legislativo, seria um gol de placa para o futuro governo Lula. 

O PL poderia indicar, inclusive, o líder do futuro governo no Senado Federal, um nome que já estaria sendo construído. Agora vem a notícia de que todas essas entabulações iniciais voltaram à estaca zero, o PL fará uma oposição dura ao governo Lula e Jair Bolsonaro será indicado presidente de honra da legenda. Como advertia a raposa mineira, as nuvens mudaram completamente. Na semana que vem, Lula terá uma conversa com Valdemar da Costa Neto. Caso se confirme tal tendência das nuvens negras, a tese de Boaventura de Sousa Santos sobre um eventual "torniquete' legislativo ao fururo governo volta a assombrar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário