pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Uma teoria da ditadura Oswelliana
Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Editorial: Uma teoria da ditadura Oswelliana

 
 Resultado de imagem para george orwell

Há dois escritores com os quais tenho grandes afinidades, sobretudo em razão dos seus textos políticos: Franz Kafka e George Oswell. De alguma forma, os leitores mais perspicazes já devem ter percebido que eles estão presentes em nossas crônicas políticas, publicadas aqui pelo blog. Ambos são escritores muito citados nesses tempos obscuros de pós-verdade e pós-democracia. Ouvida no documentário de Petra Costa, Democracia em Vertigem, a presidente eleita e depois deposta num golpe institucional, Dilma Rousseff, declara: Eu me senti a própria senhora K, numa alusão ao senhor K de O Processo, famoso livro do escritor tcheco Franz Kafka. Surpreendentemente, A Revolução dos Bichos, de George Oswell, há semanas, é um dos livros mais vendidos no Brasil. Embora aborde aspectos políticos e sociais de regimes fechados - no caso especifico, o stalinismo na antiga União Soviética - o mais provável, para este momento de obscurantismo - seria o seu texto 1984, onde o filósofo francês. Michel Onfrey, observa a construção de uma teoria sobre a ditadura. (Théorie de la dictature).

De fato, a distopia de George Oswell disseca todos os meandros de uma arquitetura autoritária, desde de seus primórdios à sua consolidação, constituindo-se, assim, num aparato teórico para nos orientar sobre como nascem as ditaduras, como elas se consolidam e os possíveis meios para enfrentá-las. Apesar de uma obra de ficção política científica - pelo menos ao que sabe, George Orwell não tinha pretensão de construir uma teoria sobre as ditaduras - como bem "sacou" Onfrey, 1984 pode, sim, figurar nas estantes dos cientistas políticos como um bom guia para entender a dinâmica dos regimes autoritários. Nos Estados Unidos, ele teve um grande pool de vendas, depois da manipulação do número de pessoas presentes na cerimônia de posse do presidente Donald Trump, grotescamente alterados sob o argumento de "fatos alternativos", conforme a explicação de sua assessoria. O termo poder ser traduzido aqui como uma "mentira institucionalizada", consoante objetivos escusos em jogo, quando as verdades são "relativizadas", dependendo da condição dos atores políticos.

Numa primeira aproximação, é preciso reconhecer que os regimes autoritários guardam algumas semelhanças entre si, notadamente uma narrativa discursiva que apresenta suas grandes lideranças como redentoras, quase sempre ancoradas num discurso contra a corrupção,  em relação ao qual tudo se justifica, inclusive o esfacelamento do edifício democrático e a instalação de uma ditadura. Julgamentos seletivos e institucionalização de mentiras como "verdades absolutas", então, como prática de atingir os adversários, tornam-se procedimentos recorrentes. A verdadeira face de um regime autoritário apenas se torna perceptível depois de um momento de "lua de mel" com seus apoiadores e  consolidação do seu projeto de poder. Depois dessa fase, os tentáculos autoritários não mais podem ser escondidos sob o manto da tese de que "as instituições estão funcionando normalmente" e, começa, de fato, a materialização do projeto autoritário, traduzidos no arsenal de ações persecutórias aos inimigos, que inclui desde a cooptação à eliminação física. 

Mesmo para compreender as ditaduras de "um novo tipo", o livro de George Oswell nos oferece algumas contribuições importantes, o que nos leva aqui a fazer rasgados elogios à sua clarividência. Nem a forma predadora com que essa turma trata as questões ambientais escapou às suas críticas. A "produção" da ignorância e a perseguição de caráter anti-intelectualismo igualmente. A sanha é dirigida a toda pulsão de vida, o que talvez explique esse momento de "depressão coletiva" experimentada por aqueles brasileiros que ainda conservam a lucidez. Os loucos ensandecidos, estes já estão nas ruas, agredindo homossexuais, negros, índios, praticamente de religiões de matriz africana e afins. Com base num excelente texto publicado no site da revista Cult, de autoria de Rubens R.R.Casara, ponto por ponto, vamos discutir os aspectos dessa teoria da ditadura oswelliana pelas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário