pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Michel Zaidan Filho: Nordestinados
Powered By Blogger

sábado, 27 de julho de 2019

Michel Zaidan Filho: Nordestinados

 


Nos anos anos 80, um poeta armorial cunhou uma expressão muito difundida nos meio literários da região: "nordestinado". O escritor e teatrólogo Ariano Suassuna foi além e afirmou, certa vez, que não conhecia uma terra tão trágica como o nordeste, em razão dos conflitos existenciais e humanos de seus habitantes consigo mesmo, os outros e natureza. E houve até ensaístas que "inventaram" o nordeste a partir do imaginário das secas, do cangaço e do messianismo. O ciclo da literatura regionalista dos anos 30 ajudou muito, partindo daqueles elementos, a vender uma imagem de nordeste pobre, místico e atrasado, dominados por coronéis de oligarcas. O Brasil passou a conhecer o nordeste, por estes estigmas e trata-lo na poesia, na música, no teatro e no cinema.
Não há nada de errado com o nordeste que não possa ser consertado com políticas públicas de desenvolvimento regional. O que passa necessariamente por um projeto de nação, povo, direitos e identidade nacional. O arremedo de política regional que nasceu com Celso Furtado e a Sudene foi rapidamente abortado pelos militares. Os governos neo-liberais de Collor/FHC desregionalizaram a economia, como forma de integrar (ou entregar) competitivamente o país na globalização. O governo LULA foi uma exceção, com grandes obras estruturadoras, investimentos, transferências voluntárias e universidades. O atual (des)governo não tem nenhum compromisso com a região. Como gerente do capitalismo internacional, seu objetivo é destruir o que resta de políticas regionais, sociais e ambientais para entregar nossas riquezas ao mercado.
Não sou nordestinado. Tenho minhas raízes culturais, mas tenho asas para voar bem alto. Orgulho-me muito dessas raízes e acho que podemos reconstruir a nossa identidade telúrica e social num registro planetário e sermos cidadãos e cidadãs do mundo.
Resistir, resistir, resistir contra essa iníqua política de terra(região) arrasada".

Michel Zaidan Filho é filósofo, historiador, cientista político, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia - NEEPD- UFPE

Um comentário:

  1. Sou um admirador da obra do professor Durval Muniz quando ele discorre acerca da invenção do Nordeste e todo panteão de mitos consagrados a mando da elite feudal dominante na região.

    ResponderExcluir