pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Quem, de fato, é Joaquim Barbosa?
Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Editorial: Quem, de fato, é Joaquim Barbosa?


 Resultado de imagem para juiz negro nomeado por George Bush

 Imagem relacionada

No livro “A identidade cultural na pós-modernidade”, escrito pelo antropólogo jamaicano Stuart Hall, há um exemplo bastante elucidativo para compreendermos a diluição do conceito de identidade na pós-mordernidade, notadamente naquilo que concerne a uma espécie de descentramento do indivíduo. Ali para tantas, Hall cita o ex-presidente Norte-americano, George Bush, no momento em ele imagina ter construído uma estratégia de mestre, ao nomear um juiz negro, Clarence Thomas, para a suprema corte americana. Um juiz negro, porém conservador no tocante às políticas de igualdade raciais. A cor negra talvez levasse muitos eleitores negros a se identificarem com a indicação. O fato de ser conservador no tocante aos direitos da etnia negra, por sua vez, não afugentaria os eleitores conservadores negros e, possivelmente, os de maioria branca. Quando dos debates no Senado para consolidar a indicação, observa Hall, descobriu-se uma denúncia, formulada por uma mulher negra e de status social modesto, acusando-o de um suposto assédio sexual. Como se comportaria, agora, as feministas e não feministas? mulheres brancas, conservadoras, não feministas e ricas? Como se comportaria o eleitorado formado por homens brancos, machistas, orientados por um comportamento racista?
Esse enredo criado pelo antropólogo Stuart Hall também nos remetem aos estudos do cientista político polonês, Adam Przeworski, sobre o que determina o voto do eleitorado, a partir da sua condição social, política econômica, religiosa. Ele propõe um dilema: um eleitor evangélico, militar e microempresário se inclinaria mais a votar num candidato de perfil evangélico ou naquele candidato que oferecesse melhores condições para a atuação e crescimento do seu negócio, como a diminuição de impostos e menos burocracia, por exemplo? Qual dessas condições seria mais determinante na definição do seu voto? Pensei bastante neste assunto quando surgiram as primeiras matérias em torno da surpreendente performance do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, nas pesquisas de intenção de voto, onde ele, mesmo não admitindo a candidatura, aparece com o índice nada desprezível de 10%.
A biografia e a trajetória do ex-ministro Joaquim Barbosa, como se sabe, seria capaz de dar um nó ainda mais difícil de desatar do que o proposto como exemplo no livro do antropólogo jamaicano Stuart Hall. Joaquim Barbosa é negro, de origem humilde, que conseguiu realizar uma brilhante carreira no campo jurídico. Mesmo com o seu respeitável currículo não chegaria à Suprema Corte sem uma indicação do PT, ou, mais precisamente, como uma escolha pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recomendou a Márcio Thomaz Bastos, à época seu Ministro da Justiça, que escolhesse um juiz negro para a indicação. Lula quebrou um longo tabu no STF. Mas, por uma dessas idiossincrasias da vida, Joaquim Barbosa constituiu-se num dos mais ferrenhos opositores do PT, levando o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos a apontá-lo como um dos principais expoentes do golpe parlamentar de 2016, quando reforçou juridicamente a figura do domínio do fato, condenando os petistas no processo do mensalão. Para Wanderley, Joaquim escancarou as porteiras jurídicas para a consolidação do golpe.
Neste contexto político que atravessamos - uma espécie de esquizofrenia coletiva -, ele agiganta-se junto a um estrato do eleitorado que o enxerga como um paladino da moralidade, um juiz implacável contra a corrupção. Sabe-se também do seu comportamento pessoal intempestivo, furioso em alguns momentos. Gilmar, que já provou dessa bílis que o diga. Num país onde a democracia racial é apenas um devaneio de um certo sociólogo pernambucano do bairro de Apipucos, no Recife, há de se fazer muitas indagações sobre o comportamento do eleitorado em relação a uma possível candidatura do senhor Joaquim Barbosa. A começar sobre quem são esses eleitores que já lhes conferem 10% das intenções de voto.
Como reagiriam os “coxinhas” diante dessa eventual candidatura? Em sua maioria eles são formados  por estratos médios, altos, identificados com uma elite escravocrata, conservadora e com um ódio visceral aos pobres. O eleitor negro teria uma identificação “natural” com Joaquim Barbosa? E quanto ao eleitor negro, instruído e politizado, que conseguiu o maior reconhecimento dos seus direitos justamente no Governo do PT? O eleitor negro e pobre, certamente os mais beneficiados pelas políticas redistributivas de renda da era petista, como se comportaria em relação a esta candidatura? Naturalmente, não posso responder a nenhuma dessas questões no momento, mas elas estão aqui postas como uma provocação para pensarmos sobre os possíveis efeitos de uma eventual candidatura do senhor Joaquim Barbosa nas próximas eleições presidenciais de 2018, se, de fato, elas vierem a ocorrer, uma vez que o timing político que enfrentamos não é nada alvissareiro.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário