pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho: Em Caruaru, Doria já se posiciona como candidato
Powered By Blogger

sábado, 28 de agosto de 2021

Tijolinho: Em Caruaru, Doria já se posiciona como candidato


Antes da pandemia - que obrigou a todos um confinamento compulsório - sempre nos meses de Outubro, costumava levar as crianças para a cidade de Caruaru, na região do Agreste Pernambucano. Cidade de clima ameno nesta época do ano, boa gastronomia, parques ecológicos e equipamentos culturais bem preservados e um distrito inteiro dedicado à arte popular com barro, como é o caso do Alto do Moura, com suas cazinhas simples, um ambiente de vila rural. Na agenda, um espaço para arruar na Feira de Caruaru, para matar a saudade da comida tipicamente nordestina e apreciar os artefatos de couro, outro atrativo para este editor. O sociólogo espanhol - Galego para ser mais preciso - Manuel Castells Oliván afirmou que esta pandemia iria nos levar a uma valorização das coisas mais simples da vida, aquelas que realmente importam. Do que sentiremos falta mesmo? Perguntava ele? De uma conversa sem compromisso,no final de tarde, acompanhada de uma cervejinha gelada e um petiscozinho qualquer. Qualquer, não, Castells! Pode ser uma panceta de porco? 

Conforme o blog antecipou em uma semana, hoje a cidade de Caruaru recebeu o governador de São Paulo, João Doria(PSDB-SP), que veio à cidade em campanha para as prévias do tucanato, que devem escolher seu candidato às eleições presidenciais de 2022. A rigor, há quatro nomes no páreo,mas, à medida que o tempo passa, dois deles já parecem derrotados antes mesmo das disputas internas, como é o caso do senador Tasso Jereissati(PSDB-CE) e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio(PSDB-AM). Quem, de fato, está se mobilizando pelo eleitorado são os governadores João Doria(PSDB-SP) e Eduardo Leite(PSDB-RG), governador do Estado do Rio Grande do Sul. Pode até ocorrer alguma surpresa aqui, mas é pouco provável. O nome de Arthur Virgílio sequer entra na bolsa de apostas.   

Doria já se posiciona como um candidato presidencial de fato, talvez em razão de sua experiência corporativa na iniciativa privada, onde estratégias tem um grande significado, inclusive o motivacional. Já fala em projetos para a região Nordeste, na eventualidade de chegar ao Palácio do Planalto. Fez rasgados - e merecidos - elogios à gestão da prefeita Raquel Lyra(PSDB-PE), que está no páreo para a disputa ao Governo do Estado de Pernambuco nas eleições de 2022. Como não poderia deixar de ser, depois dos compromissos políticos, aproveitou a ocasião para experimentar um prato típico do café da manhã do nordestino, ou seja, um bode guizado com cuscuz e um cafezinho no ponto. Aprovou sem arrodeios. Imagina se não aprovaria.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário